Neemias 1: 5,6ª — a bíblia sagrada nos diz assim: “Ó Senhor Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, estejam os teus ouvidos atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração do teu servo…”
Quando você ora por algo, por um tempo e ainda não vê uma resposta, você pode começar a se perguntar se Deus realmente ouve ou se importa com isso. Como você pode continuar orando quando nem tem certeza se isso faz diferença?
Embora a maioria de nós tenha ouvido orações para desenvolver nosso relacionamento com Deus, se você for como eu, você ora mais, quando deseja desesperadamente que Deus faça algo.
Queremos que ele cure nossos entes queridos, ajude nossos filhos, atenda nossas necessidades ou nos mostre o caminho a seguir. É claro que Deus deseja que lhe contemos nossas necessidades.
No entanto, se oramos a Deus para conseguir o que queremos, podemos correr o risco de nos decepcionarmos quando Ele não vier exatamente como esperamos.
E se todos nós entendermos mal a oração? Talvez estejamos perdendo o foco e nossas expectativas erradas estejam levando à decepção.
Neemias nos mostra como orar diante de uma situação difícil. Ele está triste com as más notícias; as Escrituras nos revelam que ele até se sentou e chorou (Neemias 1:4), mas ao invés de focar no problema, ele começa sua oração focando em Deus. Neemias se lembra da grandeza do Senhor. Ele louva a Deus por seu amor fiel e pede ao senhor que o ouça.
Se você observar o restante da oração em Neemias 1, verá que ele também confessa seu pecado, lembra-se das promessas de Deus e pede a Deus que lhe mostre misericórdia e o faça bem-sucedido, mas hoje vamos nos concentrar em como ele começa a oração.
Ao orarmos hoje, vamos voltar nossa atenção para o Deus maravilhoso e majestoso que nos ama. Vamos centrar nossa oração em nosso Pai Celestial e Seu caráter, não em nós mesmos e em nossas necessidades. O Deus do universo nos ouve, e podemos ter alegria no privilégio da oração.
Ao mesmo tempo, em que convidamos o Senhor a agir em nosso favor, lembremo-nos também de que Ele quer nos acompanhar em nossa situação.
Os obstáculos nos dão a oportunidade de ver Deus sob uma nova luz, de desenvolver nossos músculos da fé aprendendo a confiar em Sua bondade. Aprendemos a nos render quando escolhemos acreditar que Deus cumprirá Seu bom propósito em nós.
Vamos voltar nossos corações para Deus e convidá-lo para nossa situação:
Oração enquanto espera em Deus
Senhor, queremos parar onde estamos agora e voltar nossos olhos e coração para te. Nós te louvamos por seu grande poder e bondade eterna e imutável. O Senhor reina sobre toda a criação, que possamos descansar sabendo que o Senhor se importa conos e com nossos entes queridos.
Pai, obrigado por sua fidelidade à aliança que fez com seu povo. Obrigado pelo perdão que temos em Jesus. Obrigado pelo amor que o Senhor expressou a nós através da morte de seu filho e da presença contínua do Espírito Santo.
Pai celestial, cremos que o Senhor nos ouve. Obrigado por ouvir nossa oração. Convidamos o Senhor para a nossa situação, e oramos para que o Senhor aja.
Mostra tua misericórdia, Senhor; mantenha-nos perto e trabalhe todas as coisas para o bem. O Senhor e somente o Senhor é capaz de nos abençoar através dos nossos desafios. Nos dê uma fé que acredite no Senhor e louve sua bondade em todas as situações.
Em nome de Jesus, amém.
Veja também: Uma oração poderosa pela Ucrânia