Enquanto os olhos do mundo se voltam para a Ucrânia e a agressão russa em suas fronteiras, a primeira e melhor coisa que podemos fazer é nos ajoelhar e orar.
Senhor, Agradecemos por serem ativos e trabalhar entre nós em todas as horas sombrias sob quaisquer circunstâncias. Mesmo quando as coisas parecem sombrias, acreditamos em sua soberania e força.
Em João 16:33 o Senhor nos disse:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Aceitamos que este mundo e os problemas que enfrentamos foram superados e descansamos na consciência de que o Senhor tem o poder de navegar em qualquer situação.
Enquanto observamos o desenvolvimento da guerra na Ucrânia, pedimos sua graça e paz para governar os corações e mentes de todos os envolvidos.
Oramos pelo povo da Ucrânia
Deus, oramos fervorosamente pelo povo da Ucrânia. A situação em que se encontram não é nova. O nome Ucrânia é traduzido como “terra de fronteira”, e esta nação tem sido percebida há séculos como apenas uma fronteira à espera de ser conquistada.
Esta nação e seu povo lutam contra a Rússia há um século, e mais de 13.000 morreram na guerra em pequena escala no sudoeste da Ucrânia desde 2014.
São pessoas resilientes que vivem em uma área instável do mundo que testemunhou guerras e golpes regulares. No entanto, Jesus andou na terra em uma parte semelhante do mundo que foi atormentada pela opressão e um império implacável.
Sua palavra promete em Isaías 26:3 que:
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Pedimos que o povo da Ucrânia esteja seguro, protegido e que conheça não apenas a paz na terra, mas a sua paz verdadeira e inabalável.
Oremos pelos líderes mundiais
A tua Palavra nos adverte em Provérbios 21:1 que:
Oramos agora para que o Senhor trabalhe nos corações dos líderes e diplomatas mundiais e os incline para a paz. Oramos por aqueles que tomam decisões que afetam tanto quanto trabalham por meio da diplomacia e se preparam para a possibilidade de uma guerra em grande escala.
Nós pedimos, Deus, que o Senhor mova seus corações para a paz; que uma alternativa à guerra possa ser encontrada e que você seria honrado nela.
Oramos por nossos militares
Levantamos um clamor pelas forças armadas que foram convocados em preparação para esta possível batalha vindoura.
Deus, eles estão comprometidos em fazer tudo ao seu alcance para proteger os outros, e oramos para que você os proteja, como prometeu no Salmo 91:1-2:
Quem habita no esconderijo do Altíssimo descansará à sombra do Todo-Poderoso. Eu direi do Senhor: ‘Ele é meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio.
Oramos pelos obreiros cristãos
Clamamos pela vida de muitos irmãos e irmãs que trabalham na Ucrânia. Existem muitos missionários, pastores e líderes de igrejas que servem ativamente o povo ucraniano todos os dias.
Pedimos sua proteção e que possam continuar servindo livremente ao Senhor e às pessoas ao seu redor. Também pedimos que eles não tenham medo e vergonha de sua palavra, e que o Senhor os capacite a andar em sua força e permanecer firme contra o mal que os enfrenta agora.
Não estamos surpresos que Satanás tenha feito um grande esforço para frustrar o ministério na Ucrânia, uma vez que se tornou uma nação missionária e de treinamento. Oramos para que, diante do medo, os crentes ucranianos encontrem uma oportunidade de proclamar as boas novas de Cristo, que nos oferece a paz perfeita em um mundo que não oferece nada.
A tua palavra nos diz em Atos 8:4 que:
Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
Que este tempo de agitação e perseguição, como aconteceu em muitos outros tempos e lugares, sirva para acender o Evangelho de maneiras que nem podemos imaginar.
Sabemos que o Senhor pode fazer mais do que pedimos ou imaginamos, e estamos muito confiantes em pedir essas coisas em seu nome, Amém.