Todos podem decidir se querem ter uma árvore de Natal. A Bíblia não proíbe nem defende a árvore de Natal. A árvore de Natal como a conhecemos é uma tradição cristã, não uma tradição pagã.
É pecado possuir uma árvore de Natal?
Não, não é pecado ter uma árvore de Natal. Algumas pessoas dizem que ter uma árvore de Natal é idolatria, porém é confuso porque niquem venera a árvore de Natal! As referências bíblicas a árvores e idolatria lidam com duas situações:
- Usando madeira para esculpir um ídolo para adoração (Isaías 44: 14-15)
- Praticando rituais de fertilidade pagãos sob as árvores (Jeremias 3:13)
Nenhuma passagem bíblica condena o uso de árvores como decoração. Se a árvore de Natal é só para decoração, não há nada de errado em colocá-la em casa. É normal e aceitável usar decorações durante o horário de festa. Quando Jesus entrou em Jerusalém, as pessoas decoraram as ruas com folhas para celebrar sua vinda (Mateus 21: 8-9).
Por outro lado, ninguém precisa ter árvore de Natal em casa. Se você não quer ter uma, não tem problema! Viva pela sua consciência, mas respeite as opiniões dos outros. (Romanos 14:22.)
Veja aqui: Os cristãos devem celebrar o Natal?
A Simbologia Cristã da Arvore de Natal:
- A estrela que tradicionalmente fica no topo da árvore representa a estrela que levou os magos a Jesus quando ele nasceu.
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Mateus 2:9,10
- Anjos decorativos lembram os pastores do nascimento de Jesus:
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
Lucas 2:13,14
- As luzes representam Jesus que é a luz do mundo. Ele veio para iluminar nossa vida nas trevas do mundo.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12
- Triângulo – O pinheiro tem uma forma triangular e pode ser usado para explicar a Trindade-Pai, Filho e Espírito Santo
- Folhas – as folhas dos pinheiros não caem no inverno, permanecem verdes (o inverno na Europa e em Israel é o Natal); Jesus é a esperança que nunca faltará, mesmo nos períodos mais difíceis da vida
Podemos usar esses símbolos para ensinar conhecimento sobre Jesus.
A árvore de Natal tem origens pagãs?
Algumas tradições pagãs têm coisas semelhantes, mas a árvore de Natal tradicional vem da tradição cristã.
Alguns povos pagãos costumam decorar as casas com folhas no inverno para comemorar a chegada da primavera. Outros usam enfeites de folha para trazer boa sorte ou evitar o mal. No entanto, os primeiros registros de árvores que lembram árvores de Natal modernas com decorações e luzes no interior vêm da tradição cristã.
Saiba mais sobre o significado do Natal aqui.
A tradição da árvore de Natal começou no século 15 ou 16. Algumas pessoas dizem que Martinho Lutero foi a primeira pessoa a fazer uma árvore de Natal em casa. Outra lenda é que um missionário cortou um carvalho adorado por pagãos e milagrosamente cresceu um pinheiro, indicando que a mensagem do missionário era verdadeira.
As árvores de Natal tornaram-se populares na Europa apenas nos séculos XVIII e XIX. Naquela época, não tinha mais nenhuma ligação com a tradição pagã, mas um costume cristão. O mais importante é saber o que a árvore de Natal significa na nossa cultura hoje. Atualmente, ainda é a principal tradição cristã.