Como foi o nascimento de Jesus? A história do Natal

Como foi o nascimento de Jesus? A história do Natal

O nascimento de Jesus aconteceu de maneira milagrosa e humilde em Belém. A história do nascimento de Jesus marca o início do grande plano de Deus para nos salvar

O nascimento de Jesus é anunciado

Morava em Nazaré uma jovem chamada Maria, noiva de um homem chamado José. Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria e disse-lhe que ela havia sido escolhida para uma missão muito especial: dar à luz o salvador do mundo!

Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim“.

Lucas 1:30-33

Maria perguntou como isso era possível, porque ela ainda era virgem. O anjo explicou-lhe que o bebê seria concebido pelo Espírito Santo e se tornaria filho de Deus.

Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem? “O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

Lucas 1:34-35

Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis romper o contrato de casamento. Deus enviou um anjo a José em um sonho para explicar de que forma aconteceria o Nascimento de Jesus. Esse menino deveria ser chamado de Jesus, que significa “o Senhor salva” porque ele salvará as pessoas do pecado.

Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados“.

Mateus 1: 20-21

Veja também: O que significa o Natal?

O nascimento de Jesus em Belém

Naquela época, o imperador romano ordenou um censo. José teve que ir para sua cidade natal, Belém, para se registrar e levar Maria. Era hora do nascimento de Jesus em Belém, mas não havia lugar para ela na pousada. Maria então colocou o bebê para dormir na manjedoura (Lc 2,5-7). Depois de oito dias, o menino foi circuncidado e recebeu o nome de Jesus.

No dia em que aconteceu o Nascimento de Jesus, um anjo apareceu a alguns pastores no campo e disse-lhes que o Salvador havia nascido (Lucas 2: 10-12). Como disse o anjo, o pastor foi visitar o menino e o encontrou na manjedoura! Em seguida, foram contar a todos sobre a criança e louvar a Deus.

Maria e José levaram a criança ao templo em Jerusalém para ser consagrada a Deus. Lá, dois anciãos piedosos chamados Simeão e Ana profetizaram que Jesus seria o salvador (Lucas 2: 33-35). Os pais do menino ficaram maravilhados com tudo o que ouviram.

Descubra aqui: quando Jesus nasceu?

A fuga para o Egito

Quando Herodes descobriu que os Magos não voltariam, ficou muito zangado e matou todos os meninos com menos de dois anos perto de Belém, mas antes disso, o anjo avisou José do perigo e a família fugiu para o Egito (Mateus 2:14 – 15).

Após a morte de Herodes, José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré, onde Jesus passou sua infância (Mateus 2: 21-23). Jesus cresceu e, muitos anos depois, atingiu o propósito do nascimento – ele se tornou o salvador do mundo!

Veja aqui: quem eram os magos do oriente?

Quando Herodes descobriu que os Magos não voltavam, ele ficou muito zangado e mandou matar todos os meninos com menos de dois anos perto de Belém, mas antes disso o anjo avisou José do perigo e a família fugiu para o Egito (Mateus 2: 14 -15).

Após a morte de Herodes, José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré, onde Jesus passou sua infância (Mateus 2: 21-23). Jesus cresceu e, muitos anos depois, atingiu o propósito de seu nascimento – ele se tornou o salvador do mundo!

Compartilhe sua opinião