Como a fé chega até nós

Como a fé chega até nós

A fé é um dom que recebemos diretamente de Deus. Em Romanos 10: 17 observamos que a “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Deus”. Em outras palavras, a mensagem do Evangelho precede a fé salvadora.

Logo, ela é a condição básica para a salvação. Em Efésios 2: 8 a palavra de Deus confirma: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. ”

Para começar, receber esse dom é inteiramente gratuito. Não somos merecedores dele, mas Deus, na sua infinita misericórdia, nos oferece essa graça.

Ou seja, recebemos a fé unicamente pelos méritos de Nosso Senhor, ela não é fruto da vontade humana, o homem crer em Jesus para a salvação, por isso dizemos que a fé é um dom.

Leia o texto a seguir para compreender como a fé chega até nós.

A fé é pelo ouvir

É por esse motivo que o evangelho é tão importante, pregar a palavra de Deus deve ser o objetivo principal dos seguidores de Jesus.

Se somos chamados para sermos ‘pescadores’ de homens, precisamos pregar o evangelho para que as pessoas comecem a crer e sejam salvas.

A fé é um dom de Deus e pela Sua palavra podemos a receber e desenvolver.

Nem todos que ouvem, creem. Mesmo que a fé seja pelo ouvir, existem pessoas que estão fechadas demais a ação de Deus na vida delas.

Por esse motivo, não importa quanto ouçam sobre Suas obras ou Seus milagres, o coração não é uma terra boa e fecunda para que Sua palavra dê frutos (Lucas 8:5- 8).

Afinal, estar na presença de Deus é uma decisão. Só as pessoas que aceitaram verdadeiramente Jesus e o declararam como único Senhor e Salvador são batizadas pelo Espírito.

“Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim” (João16:8-9).

A conversão acontece quando o Espírito Santo a convence de seus pecados e por constrangimento do tamanho do amor de Deus, elas decidem buscar viver em santidade. Logo, a fé é um dom que é alcançado pelo ouvir e pela disposição de seguir o caminho do Senhor seremos salvos.

O ato de ouvir

Quando Paulo nos aconselha a ouvir, não diz respeito apenas a ouvir mensagens e pregações, mas a um “ouvir” mais profundo.

Em Marcos 4:23 temos a confirmação ao afirmar que “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Aqui Jesus manifesta que seu querer é em relação a “ouvir com coração”, não apenas a audição. Não adianta nada escutar a Palavra e não a praticar.

Por isso em Hebreus 3: 7-8 está escrito “Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto”. Portanto, se a fé é um dom que vem do ouvir verdadeiramente a Palavra de Deus é necessário que ela seja acolhida no nosso coração, inserida nos nossos valores e ter prioridades na nossa vida.

Conclusão

Portanto, a fé é um dom que se baseia apenas na verdade de Deus e, por isso, se restringe estritamente à Sua palavra.

É preciso, então, que nosso coração seja uma terra boa e fecunda para que a palavra de Deus possa adentrar e gerar frutos.

Dessa forma, quando ouvirmos com coração seu evangelho seremos levados a um crescimento, na prática da que será capaz de nos conduzir a uma vida de pleno conhecimento da Verdade de Deus.

Compartilhe sua opinião