A Bíblia é a Palavra de Deus e, como tal, deve ser lida e estudada com cuidado. Infelizmente, muitas pessoas não sabem por onde começar ou como tirar o máximo proveito da leitura da Bíblia. Se você é uma dessas pessoas, este artigo é para você. Aqui estão 4 perguntas que você deve fazer ao ler a Bíblia:
- O que aprendemos sobre Deus?
- O que aprendemos sobre as pessoas?
- O que aprendemos sobre o relacionamento com Deus?
- O que aprendemos sobre o relacionamento com os outros?
Este artigo irá responder a essas perguntas e mais para que você possa tirar o melhor proveito possível da leitura da Palavra de Deus.
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
1 João 1:5-9
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Que perguntas você está fazendo? ao ler a Bíblia
O que tiramos da Bíblia depende em grande parte dos tipos de perguntas que fazemos ao ler o texto. Mas como sabemos quais são as perguntas certas a serem feitas?
Jesus forneceu um bom ponto de partida quando resumiu os dois maiores mandamentos:
- amar a Deus com todo o nosso ser, e
- amar o próximo como a nós mesmos (Mt 22:34-40).
A partir desses dois mandamentos, podemos fazer quatro perguntas básicas para nos ajudar a crescer em nosso relacionamento com Deus.
O que aprendemos sobre Deus?
Deus é o personagem principal da Bíblia, o herói da história. Portanto, faz sentido que a primeira pergunta que fazemos ao ler a Bíblia seja o que aprendemos sobre ele. As Escrituras revelam quem Deus é de diferentes maneiras.
Primeiro, mostra-nos seu caráter, ou seus atributos. Às vezes, a Bíblia declara isso diretamente (Isaías 6:3). Outras vezes você precisa inferir verdades sobre seu caráter (1 Rs. 22:1-40). Mesmo em um livro como Ester, onde Deus nunca é referido diretamente, há muito a aprender sobre ele.
Segundo a Bíblia nos mostra a conduta de Deus. O que vemos Deus fazendo em uma passagem nos diz quem ele é. Um bom exemplo é o Salmo 23, que descreve várias coisas que Deus faz por seu povo: liderar, restaurar, confortar, preparar e ungir. Prestar atenção ao que Deus está fazendo em uma passagem nos ajuda a crescer em nossa compreensão de Deus.
O que aprendemos sobre as pessoas ao ler a bíblia?
Cada passagem tem algo a nos dizer sobre a humanidade. Vamos abordar esta questão de diferentes ângulos.
O primeiro ângulo é procurar no texto aspectos do que significa ser criado à imagem de Deus (Gn 1:26-28). Que anseios ou desejos a passagem revela que são expressões de ser feito à imagem de Deus?
O segundo ângulo é procurar a(s) condição(ões) de queda que expõe. A condição decaída refere-se às crenças, atitudes, sentimentos, ações ou tendências pecaminosas mencionadas ou implícitas no texto (por exemplo, Prov. 6:16-19).
Como criaturas decaídas, experimentamos os mesmos tipos de tentações e batalhas com a idolatria descritas no texto, mesmo que assumam formas diferentes em nossas vidas hoje.
O que aprendemos sobre o relacionamento com Deus?
Amar a Deus com todo o nosso ser assume muitas formas. Um bom lugar para começar é considerar pelo que devemos louvar a Deus ao ler a bíblia (por exemplo, 1 Pe 1:3-5). Muitas vezes, isso fluirá do que aprendemos sobre Deus – seu caráter, conduta e preocupações.
Segundo, reflita sobre qual pecado você precisa confessar e se arrepender ao ler a bíblia (1 João 1:5-9). Considere as maneiras pelas quais você vê a condição decaída em ação em sua vida e confesse isso a Deus. Que passos tangíveis de arrependimento você precisa dar à luz do que o Espírito lhe mostrou?
Finalmente, procure promessas nas quais você precisa acreditar ao ler a bíblia (2 Pe. 1:3-4). Pense em quais aspectos do evangelho estão presentes na passagem e como Deus quer mudar você por meio dela.
O que aprendemos sobre o relacionamento com os outros?
Deus nos fez para estarmos em comunidade uns com os outros. Ele nos torna parte do corpo de Cristo e nos chama a ser uma luz para aqueles que nos rodeiam. Deus colocou pessoas ao nosso redor com as quais devemos interagir: família, amigos, colegas de trabalho, colegas de classe, vizinhos etc. Alguns são crentes, outros não.
Independentemente disso, a Bíblia tem muito a dizer sobre como devemos interagir com os outros (por exemplo, 1 Pe 2:11-25).
Lembre-se, o objetivo final de ler a Bíblia é ter nossas vidas transformadas por Deus para que nos pareçamos com nosso Senhor Jesus. Fazer essas quatro perguntas simples concentra nossa atenção na mensagem principal da Bíblia e nos prepara para aplicar as verdades bíblicas em nossas vidas de maneira significativa. Por que não o experimentar por si mesmo?
Ao ler a Bíblia, podemos aprender diversas coisas sobre Deus. Entre elas, podemos aprender que Ele é um Deus de amor, misericórdia e justiça. Deus nos ama e quer nos ajudar a viver uma vida plena e satisfatória. Veja também: Quem escreveu o livro de gênesis? O que diz a bíblia?
Dificuldades para ler a bíblia? Conheça esse e-book! Ele é muito completo e vai te ajudar a entender todos os textos sagrados. Nele, você encontrará explicações sobre os principais personagens da Bíblia, o contexto histórico em que ela foi escrita e muito mais. Vale a pena conferir!