Por que Jesus é chamado de “Rei dos Judeus”?

Por que Jesus é chamado de “Rei dos Judeus”?

Onde está aquele que nasceu rei dos judeus? Vimos a sua estrela quando ela nasceu e viemos adorá-lo

Mateus 2:1-2

Em toda a Bíblia, Jesus é chamado de Rei dos Judeus várias vezes. No início de sua vida terrena, os Magos do Oriente usaram a palavra, e no final de sua vida terrena, Pôncio Pilatos a usou novamente. Destes não-judeus, o primeiro usou a palavra com honra, o segundo com desdém.

Ele lidera seu povo como o prometido Messias judeu e verdadeiro rei. Este título de rei tem significado tanto para judeus quanto para gentios, e nos dá uma ideia de quem é Jesus e por que ele veio morar entre nós.

Seu reinado como rei não é temporário, mas eterno, e seu reino não pertence a esta terra, mas é eterno.

Onde na Bíblia Jesus é chamado de “Rei dos Judeus”?

Alegra-te muito, Filha Zion! Grite, Filha Jerusalém! Veja, o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado em um jumento, em um jumentinho, filho de jumenta

Zacarias 9:9

Jesus é chamado Rei tanto nas epístolas do Novo Testamento quanto nas profecias do Antigo Testamento.

Zacarias 9:9 é uma profecia do que chamamos de Domingo de Ramos, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e a multidão ao redor dele gritou Hosana! Esta entrada simbólica deixa claro que ele está desempenhando o papel de Jesus como rei dos Judeus, embora muitos não o aceitem.

Por que o “Rei dos Judeus” é colocado na cruz de Jesus?

Pilatos tinha um aviso preparado e preso à cruz. Dizia: JESUS DE NAZARÉ, O REI DOS JUDEUS” ( João 19:19 ).

Quando Jesus foi entregue ao governador romano Pôncio Pilatos, os líderes judeus pareciam executá-lo sob a acusação de sedição. Eles argumentam que Jesus se estabeleceu como rei dos Judeus e, portanto, está com César.

Curiosamente, nunca lemos que Jesus se chamava Rei. Então, por que essa pergunta levou a uma crucificação dramática?

Todo judeu que entende a Bíblia entende que as ações de Jesus são em si o cumprimento da profecia, e isso, por sua vez, se encaixa no papel do Messias profético. Para Pilatos, deve ter sido absurdo que tal homem fosse considerado rei dos Judeus.

Jesus não parecia nobre e não buscava nenhum status político, mas vivia como um rabino itinerante. Essa acusação e a incredulidade de Pilatos ficaram evidentes quando Pilatos confrontou Jesus, porque ele “chamou Jesus e perguntou: ‘Você é o rei dos judeus? (João 18:33-34).

Aparentemente, esta foi a acusação feita contra ele pelos líderes (chamados de Sinédrio), que foi o motivo da execução. A alegação é ainda confirmada:

A partir de então, Pilatos tentou libertar Jesus, mas os líderes judeus continuaram gritando: ‘Se você soltar este homem, você não é amigo de César. Qualquer um que afirma ser um rei se opõe a César.

João 19:12

Jesus nunca se chamou de rei, mas suas ações falam por si.

Como Pilatos estava irritado com a sentença de morte de um homem que claramente não era uma ameaça política, e como um insulto ao Sinédrio, Pilatos pregou a advertência na cruz acima da cabeça de Jesus.

Ironicamente, o que ele quis dizer como um soco, um insulto foi bastante preciso. Jesus é o rei que veio ao seu povo e lhes deu vida, mesmo que muitos não pudessem ver sua beleza. Isso é esperado em Isaías 53:3

Ele foi desprezado e rejeitado pela humanidade, um homem de sofrimento e familiarizado com a dor. Como alguém de quem as pessoas escondem o rosto, ele era desprezado, e nós o tínhamos em baixa estima.

Isaías 53:3

No entanto, sabemos que alguns no Sinédrio acreditavam que Jesus era o Messias real. Estes incluem José de Arimatéia e Nicodemos, conforme mostrado em João 19:38-39;

Mais tarde, José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. Agora José era discípulo de Jesus, mas secretamente porque temia os líderes judeus. Com a permissão de Pilatos, ele veio e levou o corpo. Ele estava acompanhado por Nicodemos, o homem que antes havia visitado Jesus à noite. Nicodemos trouxe uma mistura de mirra e aloés, cerca de setenta e cinco libras.

João 19:38-39

Embora toda a população judaica não tenha aceitado Jesus como o Messias e o Rei, não há dúvida de que há um segmento da população que reconhece e continua a reconhecer Jesus como ambos.

Veja também: 5 Passos para ter uma vida com Deus

Jesus é o Rei dos Judeus?

Jesus é realmente o Rei dos judeus. Ele viveu a vida judaica, guardou os Dez Mandamentos e ensinou que não veio para abolir a lei judaica, mas para cumpri-la (Mateus 5:17).

Jesus amava muito os judeus e deu sua vida pela salvação deles. Ao longo da história, Deus escolheu trabalhar nos judeus e por meio deles, e esse relacionamento especial de aliança tem sido uma bênção para todos os outros povos da terra.

 Como Paulo diz em Romanos 3:2, “os judeus receberam a palavra de Deus”.

Um dos mais fortes apoios para o reinado de Jesus vem do Rei Davi no Salmo 110. Davi escreve assim: “O Senhor diz ao meu senhor: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés’. O Senhor estenderá seu poderoso cetro de Sião, dizendo: ‘Domine no meio de seus inimigos!’”

Esta passagem mostra que Davi previu um futuro rei maior do que ele, a quem Davi reconheceu como seu senhor. O Salmo continua nos versículos 4-5: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”. O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira”.

O futuro governante não era apenas um rei, mas também um sumo sacerdote. Esta união de rei e sacerdote de Israel não está estabelecida, ou nunca estará fora de Jesus.

Em Jesus os judeus encontraram o cumprimento perfeito do rei perfeito e sacerdote perfeito. Diferentemente dos governantes da terra, seu governo é justo e não tem fim.

Ao contrário dos sacerdotes terrenos, ele não tinha pecado. Felizmente para aqueles de nós que não são judeus, o reinado e o reinado do Rei Jesus estão em toda a terra. Ele é o rei de Israel e o rei de toda a terra.

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