Geralmente considera-se que o livro de Gênesis foi escrito por Moisés. Verifica-se que Gênesis é um livro anônimo que incorpora os cinco clássicos unificados. Isso significa que, além da composição dos primeiros cinco livros da Bíblia, a autoria de Gênesis não pode ser discutida.
Por muito tempo, a autoria de Moisés foi indiscutível. No entanto, alguns intérpretes apareceram e começaram a questionar a identidade do autor. Algumas pessoas acreditam que esse livro foi escrito por diferentes autores ao longo de vários anos. Outros acreditam que pode haver apenas um autor de Gênesis depois de Moisés. Saiba quem é Moisés.
No entanto, pode-se dizer que não há base sólida para dizer que Gênesis não foi escrito por Moisés. Existem basicamente muitas especulações e nenhuma evidência conclusiva.
Índice de conteúdo
Quando o livro de Gênesis foi escrito?
Considerando Moisés como autor, considera-se que o livro foi escrito no segundo milênio AC, cerca de 1400 AC. O conteúdo deste livro mostra que foi evidentemente escrito no início da história dos israelitas.
No entanto, ainda é incerto quando Moisés escreveu esta obra. Alguns estudiosos acreditam que ele escreveu Gênesis na primeira geração de Êxodo, talvez mesmo antes de os israelitas deixarem o Egito. Outros estudiosos afirmam que ele escreveu já na segunda geração do Êxodo, em preparação para a ocupação de Canaã.
Os críticos que não aceitam a autoria de Moisés têm opiniões diferentes. Algumas pessoas pensam que este livro foi escrito na época de Josué, pouco depois de Moisés. Outras pensam que este livro foi escrito na era dos juízes. Finalmente, algumas pessoas acreditam que este livro foi escrito durante o período da monarquia israelense.
Moisés foi o autor?
Na verdade, o autor de Gênesis não é especificado em nenhum lugar do livro. Mas o Novo Testamento mostra que Moisés escreveu a lei (Lucas 24:44). Não faz sentido excluir esse livro da lista de composição do Pentateuco. Em João 7:22, o próprio Jesus disse que Moisés havia circuncidado os judeus (ver Atos 15: 1). Este ritual é mencionado apenas no capítulo 17 do livro.
Além do testemunho da Bíblia, a tradição judaica também defende a autoria de Moisés. Da mesma forma, do padrinho ao reformador, a tradição cristã reconhece que Moisés foi de fato o autor do livro citado.
Moisés recebeu sua educação em uma corte egípcia. Isso significa que ele possui as qualificações técnicas necessárias para escrever o conteúdo de Gênesis e dos outros quatro livros que compõem o Pentateuco. Mais importante, ele aceitou o chamado divino para cumprir esse dever e recebeu um incrível dom espiritual.
No entanto, quando se diz que Moisés é o autor do livro em apreço, não é que ele escreveu o livro como o conhecemos hoje. Pode-se dizer que sob a influência do Espírito Santo, Moisés escreveu a parte principal do Gênesis.
Todos os eventos registrados no livro ocorreram antes da época de Moisés. Portanto, é claro que ele usou seus materiais anteriores, talvez tradições orais e registros escritos mantidos por gerações. Além disso, é óbvio que muitos fatos também podem ter sido informados a ele por revelação divina.
Possíveis atualizações do livro
É verdade que a forma final de Gênesis como a conhecemos hoje apareceu depois da época de Moisés. Pode-se dizer que sob a supervisão divina, vários editores editaram, atualizaram e complementaram o que Moisés escreveu originalmente.
É por isso que existem termos gramaticais e nomes de lugares em Gênesis que não eram usados na época de Moisés. Um exemplo dessas atualizações pode ser visto na lista de reis e chefes a leste do capítulo 36.
Em Gênesis 36:31, lemos: “Antes que houvesse reis entre os israelitas, esses reis reinavam em Edom.” Observe que este texto menciona a monarquia de Israel. Portanto, esta lista de reis parece ser um suplemento após a época de Saul. Em qualquer caso, Deus é o grande autor de Gênesis. Ele cuidou de cada detalhe, então hoje temos esse livro.
Veja também: Estudo Completo do Livro de Gênesis