Enquanto os americanos estão curiosos sobre sua fé em Cristo e estão interessados em falar sobre isso, a maioria diz que raramente fala sobre Deus com seus amigos cristãos.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela Lifeway Research, organização americana que fornece informações sobre a realidade cultural do país. Esse tipo de pesquisa ajuda os cristãos a entender suas congregações e comunidades.
Mas por que os não-cristãos não falam com os crentes sobre sua fé? “Os cristãos não destacam a espiritualidade”, explica o diretor executivo da Lifeway, Scott McConnell.
Não se trata de liberdade religiosa ou que religião esteja fora dos limites. A maioria dos entrevistados disse que seus amigos cristãos não costumam falar sobre suas crenças religiosas, continuou.
Scott McConnell
Dados da pesquisa
Metade dos americanos (51%) disse que adoraria saber por que algumas pessoas estão tão focadas em suas crenças. No entanto, por curiosidade, 60% dos entrevistados disseram que muitos de seus amigos que professam ser cristãos raramente falam sobre sua fé.
A pandemia tem sido um fator relevante na mudança de cenários. Para um em cada três americanos (32%), o Covid-19 os tornou mais interessados na fé, de acordo com a pesquisa. Apenas 7% disseram que estão menos interessados agora do que antes da pandemia.
A maioria dos americanos (61%) diz que a pandemia não mudou seu interesse em assuntos espirituais.
Dois em cada cinco americanos (40%) disseram que não considerariam apenas a fé, a menos que um amigo ou membro da família a mencionasse.
A ironia é que a fé intriga muitas pessoas, mas muitos cristãos ávidos não conseguem compartilhar porque essa fé é tão importante em suas vidas, disse McConnell.
McConnell
Quando nós experimentamos de Deus, queremos dar testemunho para que o maior número de pessoas possível seja influenciado.
Isso nem sempre significa que os testemunhos serão positivos, de alguma coisa boa que aconteceu na nossa vida. Afinal, até mesmo para as ruins acontecerem, é necessário a permissão de Deus.
Veja aqui: A eficácia do testemunho do cristão
Os testemunhos dos cristãos impactam mais
No entanto, dois terços dos americanos disseram que estariam abertos a ter um tipo diferente de conversa espiritual com um amigo, e 36% disseram que estariam muito dispostos a conversar com um amigo sobre um relacionamento com Deus.
Quando a questão foi falar sobre fé com estranhos, os resultados foram um pouco diferentes: “Poucos americanos estão dispostos a ter esse tipo de conversa com alguém que não conhecem, mas ainda assim pelo menos metade conversa espiritualmente com um estranho”.
51% declaram estar pelo menos abertos a conversas sobre fé com um estranho e 26% mais dispostos.
“A religião é um tabu para alguns, mas a realidade é que poucas pessoas se sentem assim quando estão entre amigos”, disse o pesquisador.
“Geralmente não há como saber com antecedência se alguém está rejeitando o assunto da fé, mas a maioria está aberta a falar sobre isso”, observou ele.
McConnell também mencionou que existem diferentes tipos de conversas, e as que têm maior impacto e influência são aquelas em que alguém mostra que um relacionamento com Deus está mudando sua vida.
O estudo, encomendado pela Evangelism Explosion, foi realizado online com 1.002 americanos de 8 a 17 de dezembro de 2021. A amostra fornece um nível de confiança de 95% com uma margem de erro de mais ou menos 3,3%.
Veja também: A vida do novo convertido crescendo em deus
Indicação
Este é um eBook em formato PDF (um eBook – não um livro em papel) que pode ser lido em um computador, tablet ou telefone. Nele, você terá uma metodologia completa que o guiará na organização de sua leitura bíblica, desde o tempo até a leitura adequada, ferramentas necessárias, postura e muito mais.