Existem dois tipos principais de fé: natural e sobrenatural. O primeiro está no homem e o segundo é uma graça dada por Deus.
A confiança é uma das ferramentas de luta mais importantes na vida dos cristãos, portanto, se acreditamos em um Deus que tudo pode, devemos renová-la todas as manhãs para enfrentar o dia.
Às vezes, algumas situações tentam nos afastar do Senhor, ou até mesmo os problemas que estamos enfrentando são responsáveis por desviar nosso olhar do foco: a cruz de Cristo
Para combater todas as provações diárias, precisamos de uma certeza sobrenatural, ou seja, que não depende de evidências e nem da lógica.
Portanto, raramente vai ser fácil, mas trilhar os caminhos de Jesus é sofrer no Calvário assim como Ele sofreu, na certeza de que somos seus herdeiros, logo venceremos o mundo assim como Ele venceu. Leia esse artigo para compreender mais sobre as categorias de confiança e qual delas o Senhor espera para nós.
Tipos de fé
A definição mais coerente de certeza encontra-se em Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
Apesar de possuir um significado bem objetivo, a sua prática não é tão simples.
Para o cristão, pode exercer a confiança de uma maneira certa ou de maneira errada. Por isso é tão importante compreender bem a diferença entre às duas categorias de fé para seguir seu caminho agradando o Senhor.
Fé natural
Esse tipo de crença é inato, ou seja, todo ser humano a possui desde o nascimento até o momento da sua morte.
Ela precisa de lógica, explicação racional e é por esse motivo que é chamada, também, de “fé morta”, pois só funciona para situações possíveis, não para impossíveis.
Essa certeza é a mesma que nos faz sair de casa diariamente, na esperança de que retornaremos; ou a que nos convence a entrar em um avião, porque confiamos no piloto.
A fé natural não pode acreditar naquilo que não pode ver e para podermos contemplar a glória de Deus, é preciso que consigamos evoluir para a fé sobrenatural.
Fé sobrenatural
Já esse tipo, é gerado pelo próprio Deus. A convicção sobrenatural não depende de evidências, pois está sensível à vontade do Senhor e firme em Sua palavra.
A palavra de Deus é a responsável por gerar confiança, pois a certeza surge justamente do ato de ouvir a palavra de Deus. A crença é alimentada pelo ouvir, e quando temos fé, podemos enfrentar qualquer situação com confiança. Por isso, sempre que estivermos passando por um momento difícil, lembremos da palavra de Deus e busquemos forças nela para superar qualquer obstáculo.
Assim como afirma as escrituras em Romanos 10:17: “Consequentemente, a certeza vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”.
Quando a pessoa vive verdadeira da fé sobrenatural, ela é resiliente, tem temperança, não se deixa abalar pelas adversidades da vida, pois sabe que sua força está em Deus e só Ele não a decepciona.
Dessa maneira, precisamos colocar nossa confiança no Senhor, porque quando nos tornamos dependentes do Espírito Santo, somos capacitados para enfrentar tudo, sem jamais duvidar da vitória.
Conclusão
Portanto, os tipos de fé servem como demonstração do cristão que você deseja ser: o que confia seu amanhã nas mãos do Senhor ou aquele que tem medo de se entregar verdadeiramente a sua vontade.
Para desenvolver a fé sobrenatural é preciso manter comunhão com Deus e permanecer firme em Suas palavras, pois só assim será possível passar pelas situações impossíveis de nossa vida.
Desse modo, certamente nunca seremos entregues a nossa própria sorte e teremos o cuidado do Senhor, pois de fato é somente o que nos basta.