Origem da vida é um bicho de sete cabeças para você?

O estudo bíblico de Gênesis, capítulo 2, enfoca a formação e a origem da vida humana no mundo criado por Deus. Este capítulo apresenta o tema da história do céu e da terra. Além disso, Gênesis capítulo 2 também prepara o relato das provações e quedas humanas (Gênesis 3: 1-24).

O capítulo 2 de Gênesis registra um período muito remoto da história humana. Naquela época, o primeiro casal ainda vivia no Jardim do Éden, o pecado não havia poluído a natureza humana. Portanto, no início, pode-se perguntar: como o autor de Gênesis ficou sabendo desse relato, quando em parte dele os humanos ainda não existiam?

Fica evidente que, a única explicação para isso é considerar que Moisés recebeu essa revelação diretamente do próprio Deus. É por isso que o autor de Hebreus diz ser pela fé que entendemos que o mundo é formado pela palavra de Deus (Hebreus 11: 3). Portanto, a verdadeira fé é essencial para o estudo correto de Gênesis 2 e de toda a Bíblia.

Deus completou a criação (Gênesis 2: 1-3)

Os três primeiros versículos do Capítulo 2 de Gênesis são parte da continuação natural do Capítulo 1. No sétimo dia, ele parou tudo o que havia feito.

Esses versículos colocam grande ênfase na conclusão da criação. O autor da Bíblia insistiu quatro vezes que Deus havia feito todo o seu trabalho. Isso significa que todos os processos que ocorrem no universo não significam a continuação da criação, mas a verdade de que Deus continua a manter uma criação completa (ver Hebreus 1: 3).

Também é importante entender que a afirmação de que Deus descansa no sétimo dia não significa que ele esteja cansado. Esta frase mostra mais visto que, de fato, Deus completou sua obra de criação do mundo. Além disso, quando Deus descansa no sétimo dia, ele estabelece um padrão para o ciclo de trabalho do homem para indicar a necessidade de descanso.

A Origem da vida humana (Gênesis 2: 4-7)

Esses versículos do segundo capítulo de Gênesis descrevem a criação do homem e da mulher com mais detalhes do que no primeiro capítulo de Gênesis. É como um relato elaborado do que aconteceu no sexto dia da criação. – Gênesis 1: 24-31. Portanto, o autor do livro do Gênesis diz: “Esta é a gênese dos céus e da terra, quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou” (Gênesis 2: 4).

É interessante notar como o autor se refere a Deus neste versículo. Ele escreve “Senhor Deus”. No original, temos os termos YHWH, o nome pessoal de Deus na aliança, e Elohim, um termo amplamente usado no Antigo Testamento para descrever Deus como um criador soberano. A combinação desses nomes mostra que o Criador de todas as coisas também é o Deus da aliança com Israel (Êxodo 3: 14,15).

No segundo capítulo do Gênesis, o autor retrata Deus como um artesão que o traz à vida no processo de criação de suas obras de arte. Então ele disse que Deus usou o pó da terra para criar o homem e soprou o fôlego da vida em suas narinas. “Soprou” é uma metáfora que representa a atividade criativa do Espírito de Deus. Como resultado, o homem se tornou “alma viva” (Gênesis 2: 7).

Este versículo também derruba qualquer tentativa de reconciliar a teoria da evolução com a teoria da criação bíblica. Gênesis 2: 7 diz que o homem se tornou “Alma vivente”. Observe que o texto não diz que uma criatura se torna uma pessoa. Não há processo evolutivo. O texto bíblico afirma confessadamente que o homem não é formado por uma vida pré-existente. Além disso, ao contrário de todas as outras criações, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26).

A formação da mulher e a vida no jardim (Gênesis 2: 8-25)

Então, o texto bíblico de Gênesis 2 diz que Deus plantou um jardim no Éden e colocou o homem nele. Este jardim tinha tudo o que uma pessoa precisava para uma vida feliz e plena comunhão com Deus.

O autor novamente usa a frase “Senhor Deus” (Gênesis 2: 8). Isso está totalmente conforme o que segue. Foi neste jardim celestial que o homem foi posto à prova. Deus testou a obediência do homem em suas obrigações de aliança. Nesse contexto, duas árvores aparecem no centro deste teste. O primeiro foi a árvore-da-vida. A segunda foi a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Gênesis 2:18 enfoca diretamente a criação da mulher. Hoje, algumas teorias baseadas no antigo folclore judaico tentam dizer que a mulher em Gênesis 2:18 não é a mesma mulher em Gênesis 1:27. Mas, é claro, essas teorias não têm base na Palavra de Deus.

Gênesis 2:18 simplesmente dá mais detalhes sobre o processo de criação da mulher. Este versículo revela que inicialmente, mesmo no sexto dia da criação, a condição do homem era imperfeita: ele carecia de uma ajudante. Isso significa que sem uma mulher o homem era incompleto e incapaz de cumprir a tarefa de se multiplicar e exercer poder sobre a terra (cf. 1Cor 11,3-12; 1Tm 2,10).

O homem foi criado primeiro e, conforme a Bíblia, isso deu a ele o status de líder na sociedade. No entanto, o termo “auxiliadora” não significa inferioridade da mulher, mas insuficiência do homem.

Conclusão

O capítulo 2 de Gênesis termina com o presente de casamento. No primeiro capítulo de Gênesis, quando se trata da criação do homem e da mulher, o ponto é que seu comportamento sexual expressa sua capacidade de reprodução (Gênesis 1:26, 27). A ênfase em Gênesis 2:25 foi colocada nas relações sociais. Maridos e esposas devem construir suas próprias casas. Portanto, “o homem deixa seus pais e se junta à sua mulher, e os dois se tornam um” (Gênesis 2:24).

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