O que quer dizer Déjà vu na Bíblia?

O que quer dizer Déjà vu na Bíblia?

Muitas pessoas já experimentaram o déjà vu, o sentimento de que já vivenciaram determinada situação antes. Mas será que este fenômeno também está presente na Bíblia?

O déjà vu pode ser explicado de diversas formas, como um erro do cérebro ao processar as informações, uma experiência de vida passada ou até mesmo um aviso do nosso subconsciente. Mas e na Bíblia? Será que este fenômeno tem alguma explicação sobrenatural?

Neste artigo, iremos abordar o que quer dizer déjà vu na Bíblia e se este fenômeno realmente existe.

Você já foi surpreendido por uma sensação de que já experimentou algo antes? Talvez você tenha visitado um determinado lugar que pensou ser novo para você, mas sentiu como se já tivesse estado lá antes. Talvez você tenha conversado com alguém que inesperadamente pareceu familiar.

Essa sensação de já ter vivido uma experiência – mesmo quando você pensou que a experiência é nova para você – é chamada de déjà vu.

As experiências de Déjà vu podem ter significado espiritual. O que a Bíblia diz sobre o déjà vu? Descobrir isso pode ajudá-lo a descobrir a sabedoria espiritual das experiências de déjà vu em sua vida.

O que é Déjà Vu?

A expressão “déjà vu” é uma frase francesa que significa “já visto”. Experimentar déjà vu significa sentir como se você já tivesse vivido algo antes enquanto está passando por isso agora. Isso acontece em situações que você pensou serem novas para você, mas depois fica surpreso com o quão familiar elas são para você.

Você pode encontrar déjà vu em qualquer tipo de circunstância que o faça sentir como se já tivesse passado por isso antes. Seus sentidos podem desencadear uma sensação de déjà vu. Sempre que uma visão, cheiro, som ou gosto o levam a pensar que já o experimentou antes – mesmo sabendo que não poderia ter feito isso antes – você está experimentando momentos de déjà vu.

Déjà vu não é totalmente compreendido. Teorias sobre o que pode causar déjà vu incluem:

  • Memórias de coisas semelhantes no passado desencadeadas por circunstâncias atuais – seja de sua vida acordada ou de sonhos que você teve enquanto dormia
  • Uma experiência espiritual genuína que revela conexões entre você e uma situação
  • Uma reação delirante ao estresse
  • Um sintoma de uma condição médica (como ansiedade, epilepsia ou esquizofrenia) que interfere na capacidade de permanecer centrado com precisão no presente

O que a Bíblia diz sobre Déjà Vu

A Bíblia não menciona especificamente o déjà vu. No entanto, a Bíblia contém versículos relacionados ao conceito de déjà vu.

Eclesiastes 1:9,10 descreve o fato de que a humanidade passou por situações semelhantes ao longo da história, então não há realmente nada que não tenha sido visto antes:  O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.

Eclesiastes 3:1-8detalha muitas situações diferentes que circulam ao longo do tempo:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Eclesiastes 3:1-8

Vários versículos no mesmo capítulo fornecem uma perspectiva adicional sobre o fato de que há um tempo para tudo.

Eclesiastes 3:11 aponta que Deus deu a todos os seres humanos um senso de eternidade, e que ele está trabalhando para redimir tudo de todos os tempos, mesmo que não entendamos todo o escopo de sua obra: “Ele fez tudo bonito em seu tempo. Ele também colocou a eternidade no coração humano; no entanto, ninguém pode entender o que Deus fez do começo ao fim.

Alguns versículos depois, Eclesiastes 3:14-15 declara:

Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

Eclesiastes 3:14-15

Esse versículo destaca a realidade de que Deus está intrinsecamente conectado a tudo o que acontece. À luz disso, faz sentido que quanto mais você estiver conectado a Deus, mais você será capaz de perceber conexões com situações que aconteceram antes – possivelmente levando você a sentir déjà vu.

Vários outros versículos da Bíblia mencionam que Deus capacita as pessoas a profetizar, e as experiências de déjà vu às vezes envolvem momentos proféticos, nos quais as pessoas percebem mais espiritualmente do que normalmente.

Atos 2:17 revela: Nos últimos dias, diz Deus, derramarei o meu Espírito sobre todos os povos. Teus filhos e tuas filhas profetizarão, teus jovens terão visões, teus velhos terão sonhos.

Jeremias 1:5 declara: Antes de te formar no ventre te conheci, antes de nasceres te separei; Eu o designei como um profeta para as nações.

Finalmente, 2 Pedro 1:21 explica: Porque a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.

Em João 14:26, Jesus diz que o Espírito Santo falará aos crentes, lembrando-os de importantes verdades espirituais:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

As pessoas podem experimentar isso durante momentos de déjà vu que as lembram de algo importante.

O que é uma visão bíblica do Déjà Vu?

Você pode inferir dos versículos da Bíblia relacionados ao déjà vu que faz sentido às vezes sentir que as situações são familiares, porque situações semelhantes aparecem ao longo do tempo, e Deus pode torná-lo ciente de suas conexões com várias situações inesperadamente.

Você pode não ser capaz de descobrir o motivo específico pelo qual está tendo déjà vu sempre que o faz. No entanto, você pode deixar a experiência inspirá-lo a buscar a sabedoria de Deus sobre isso. Você pode se perguntar o que aconteceu e deixar que isso desperte sua curiosidade de maneiras que o motivem a buscar a Deus.

Buscar Deus leva à admiração, que pode levá-lo a mais experiências de déjà vu, porque a admiração pode mudar a forma como você percebe o tempo.

Quando as pessoas se maravilham com uma experiência espiritual, sua percepção do tempo muda. Seu senso de tempo se expande, tornando-os mais conscientes do que está acontecendo ao seu redor e motivando-os a prestar mais atenção a isso.

Durante experiências inspiradoras, as pessoas se concentraram totalmente em aproveitar e aprender com suas experiências atuais – e diminuíram o tempo em suas mentes para que pudessem fazê-lo.

A maior consciência que você ganha ao experimentar milagres pode torná-lo mais consciente das conexões que você pode não ter notado antes entre você e as situações que o fazem sentir déjà vu.

Ao ponderar sobre as maravilhas de Deus, você pode se sentir conectado a cada parte de nossa família de fé– Deus, outros crentes e nossa história compartilhada em todo o mundo juntos. Isso pode levar a sentimentos de déjà vu em qualquer situação.

A Bíblia deixa claro que Deus realiza maravilhas em todos os tempos. Daniel 6:26-27 aponta:

… Porque ele é o Deus vivo e permanece para sempre; seu reino não será destruído, seu domínio nunca terá fim. Ele resgata e salva; ele realiza sinais e maravilhas nos céus e na terra.

Sempre que momentos genuínos de déjà vu acontecem com você, eles podem ser pistas de algo maravilhoso que Deus está fazendo em sua vida

Não importa como você experimente o déjà vu, é sábio orar sobre essas experiências e pedir a Deus que lhe dê sabedoria sobre elas. Conforme aconselha Tiago 1:5:

Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá generosamente sem censurar, e ser-lhe-á dada.

Deus o ajudará a discernir o que significam suas experiências de déjà vu e como você deve responder a elas.

Conclusão

A Bíblia não menciona especificamente o déjà vu, mas apresenta versículos que se relacionam com o conceito e apontam para a sabedoria de Deus em relação às experiências de déjà vu.

Quando você sente um déjà vu, isso ajuda a lembrá-lo de suas profundas conexões com Deus e com os outros ao longo do tempo. Os momentos de déjà vu podem inspirá-lo com admiração e fortalecer sua fé enquanto você busca a orientação de Deus sobre o significado deles.

Leia Também: LIÇÃO 10 – AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA

Compartilhe sua opinião