A igreja em um sentido religioso geral tem vários significados ou usos, dependendo do contexto: Primeiro, mais elementar, refere-se ao todo, encontro, assembleia ou assembleia de cristãos.
Em segundo lugar, geralmente pode se referir à “Congregação universal” composta de todos os cristãos de todas as idades e lugares.
Terceiro, como vimos em várias cartas do Novo Testamento escritas para Congregações locais, pode se referir a um grupo específico de cristãos em uma certa cidade ou região.
Quarto, pode se referir a uma denominação cristã ou denominação na qual seus seguidores ou membros formam uma comunidade, estão conectados pelas mesmas crenças e doutrinas e estão sujeitos a uma liderança local ou mundial específica.
Em quinto lugar, como um desenvolvimento histórico do anterior, pode significar uma instituição organizada formal e civilmente, separada ou não do estado, dependendo do país e da época.
Finalmente, O termo pode se referir ao encontro cristão e à construção do culto, expandindo a igreja como as pessoas que ali se reúnem. Todos esses significados do termo “igreja” no Cristianismo são válidos e comumente usados em vários ramos e denominações.
Em sociologia, o Termo em apreço é um grupo religioso organizado e institucionalizado. Esta é uma sociedade cujos membros representam igualmente o mundo sagrado e sua relação com o mundo secular. Como grupo, a ekklēsía é composta por um grupo de crentes, e de pastores junto com todo corpo de Obreiros, independentemente da hierarquia. Como instituição, o espaço de culto representa um conjunto de doutrinas, rituais e sistemas de crenças.
ETIMOLOGIA
A palavra portuguesa IGREJA vem do substantivo grego composto ἐκκλησία [Ekklesía], que por sua vez é uma combinação da preposição ἐκ [ek] ou εξ [ex] com o verbo καλέω [kaléo], onde ek ou ex significa “para fora” e kaléo significa “eu chamo ou eu convoco. O resultado seria o substantivo ἐκκλησία [Ekklesia] com o significado etimológico “chamados para fora” ou “convocados para fora”.
Porém, para uma correta compreensão do seu significado, é de extrema importância compreender que o termo se originou no contexto da democracia grega e ateniense, portanto, originalmente era um termo político.
Nesse contexto político, “ekklesia” (convocado) significa que os cidadãos são chamados para fora de suas residências particulares e se encontram em público (ἀγορά [agorá] em grego) na praça para discutir e deliberar sobre a gestão da cidade — Lembre-se de que a democracia em Atenas é direta.
Os cidadãos que não “saíam de suas casas” para se reunir na praça eram chamados de ἰδιώτης [idiótes, daí em português “idiota”, cujo significado original era ocupado em suas próprias tarefas, afastado da gestão dos negócios públicos.
Portanto, ekklesia designava apenas uma assembleia ou congresso público de cidadãos gregos (ver Atos 19: 32,39,41).
A Bíblia usa uma ekklesia no sentido geral simples de assembleia, congresso, reunião etc., sem conotações políticas, e “os escritores do NT não pareciam ter em mente a ideia de” convocar “quando falavam de ekklēsía.
É importante conhecer as origens para não cair nos “erros etimológicos “que fazem malabarismos com a palavra (ekklesia) de tal forma que “o cristão é chamado do mundo”, que engano.
ORIGEM
No contexto da Bíblia, o termo em apreço geralmente se refere à reunião do povo de Deus no Antigo Testamento ou no Novo Testamento. Na Bíblia, encontramos muitas imagens que mostram aspectos complementares do mistério da igreja.
O Antigo Testamento privilegia imagens como: o povo (de Deus), o rebanho, os eleitos, a oliveira; O Novo Testamento usa imagens como: o corpo de Cristo na terra, pastor (ovelha, aprisco, ovelha), agrícola (campo, oliveira, vinha), residencial (casa, pedra, templo), família (esposa, mãe, familiar).
NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
Embora o Novo Testamento acrescente um significado mais profundo ao conceito de “a igreja de Deus” ou “a Assembleia de Deus”, deve ser entendido que o Novo Testamento não inventou o conceito de “igreja” ou “Assembleia”, mas desenvolveu a partir do Antigo Testamento.
O termo “igreja” apareceu pela primeira vez no livro de Mateus 16:18 no Novo Testamento, em um evento conhecido como confissão de Pedro. O termo pode se referir a um determinado lugar, como as sete igrejas no livro do Apocalipse, ou pode se referir à igreja universal (católica) como um todo unificado em Mateus 18: 15-17.
Em Mateus 18:15-17, na chamada “eclesiologia”, encontramos as seguintes palavras de Jesus:
Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Mateus 18:15-17
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
No catolicismo, a representação da Igreja é a Igreja Católica Romana com sua administração centralizada no Vaticano.
A igreja é o povo que Deus chama e reúne desde os quatro cantos da terra para formar a congregação daqueles que se tornam filhos de Deus pela fé e pelo batismo, os membros do corpo de Cristo e do templo do espírito santo.
Os católicos acreditam que a única Igreja fundada e guiada por Jesus Cristo. Enquanto sociedade constituída e organizada no mundo, subsiste (subsistit in) na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele.
Segundo a tradição católica, a ekklesia é baseada no apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu primazia, dizendo que “sobre esta pedra (do grego” petros “) edificarei a minha Igreja” e “darei a vocês as chaves do Reino dos Céus “(Mt 16,17-20).
Os Católicos afirma ser o titular legítimo dos sete sacramentos e outros meios de salvação dados por Jesus à Igreja. Tudo isso para reunir, santificar, purificar e salvar toda a humanidade e antecipar a realização do Reino de Deus, do qual a Igreja é necessariamente a semente.
Por isso, sob a orientação e proteção do Espírito Santo, a Igreja insiste na missão de pregar o evangelho a todo o mundo, aliás, foi ordenado pelo próprio Cristo:
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Mateus 28:19
ORTODOXA
A maioria das igrejas ortodoxas originou-se do antigo cristianismo grego no Mediterrâneo Oriental. A conexão direta com a igreja estabelecida pelos apóstolos e a memória do Império Romano Cristão (Império Bizantino) que durou até 1453 aumentou a importância da tradição como um guia para a igreja.
Essa tradição inclui as escrituras, antigos conselhos e escritos de padres, a liturgia e o culto de imagens sagradas. A Igreja Ortodoxa não reconhece o Papa como autoridade.
O Patriarca Ecumênico de Constantinopla é a autoridade máxima da Igreja Ortodoxa, sendo a russa a mais alta. Cada Igreja Autônoma tem seu próprio Patriarca autônomo. Além da Rússia, a ortodoxia é importante, entre outras na Ucrânia, Grécia, Romênia, Bulgária e Sérvia.