O que é a oração da mezuzá e é bíblica? 

O que é a oração da mezuzá e é bíblica? 

Se você visitar uma casa judaica ortodoxa, poderá ver uma pequena caixa retangular presa à ombreira da porta direita. Não é muito maior do que o comprimento da sua mão e tem apenas cerca de três centímetros de largura. É uma mezuzá e contém um tesouro da Palavra de Deus. 

O que é a Oração da Mezuzá? 

Mezuzá é a palavra hebraica para batente de porta. Nos lares judaicos tradicionais, eles prendem uma mezuzá na ombreira da entrada. É um recipiente alongado que contém um rolo de papel pergaminho que está inscrito com Deuteronômio Capítulo 6 versículos 4-9 e Deuteronômio Capítulo 11 versículos 13-21. 

Deuteronômio Capítulo 6 Versículos 4-9 diz:  Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. 

Deuteronômio 6:4-9

Deuteronômio Capítulo 11 Versículos 13-21 expande a mesma ideia: 

Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite. 

Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos. Por isso, tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles. 

Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor lhes está dando. Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa. 

Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões, 

para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra. 

Deuteronômio 11:13-21

Ambas as passagens enfatizam a entrega de sua vida ao único Deus verdadeiro. A segunda passagem também acrescenta que há muitos benefícios em se comprometer de todo o coração com o Senhor seu Deus. 

Eles prendem uma mezuzá no batente da porta direita, e é um sinal para os hóspedes da casa que há um compromisso estrito com El Shaddai observado na casa. A primeira vez que a mezuzá é presa ao batente da porta, eles recitam uma bênção especial. Alguns judeus beijam a mezuzá enquanto passam. A bênção ou oração é recitada uma vez quando eles colocam a mezuzá. Eles dizem: “Bendito és tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou que afixássemos esta mezuzá”. 

A mezuzá também é uma lembrança do Êxodo do Egito. A praga final de Deus para assustar o Faraó e deixar o povo judeu ir foi matar o primogênito de cada família no Egito. No entanto, o povo judeu marcou as ombreiras de suas portas com o sangue de um cordeiro sacrificado, e isso foi um sinal para o anjo da morte passar por aquela casa. Portanto, o feriado da Páscoa é realizado todos os anos para celebrar a fidelidade de Deus em tirar o povo judeu da escravidão no Egito. 

Os judeus ortodoxos aderem a muitas regras para a mezuzá. O texto dentro deve ter 22 linhas. Se houver um erro na escrita, a mezuzá não pode ser usada. Eles o conectam ao terço superior do batente da porta em um ângulo com a parte superior inclinada para dentro. Quando você vende sua casa, você deve deixar a mezuzá. A parte de trás do pergaminho enrolado deve ter a palavra Shaddai escrita de forma que possa ser vista através da abertura na parte de trás da caixa da mezuzá. 

A Oração da Mezuzá é Bíblica? 

Claro, as duas passagens de Deuteronômio são da Bíblia e confiáveis como ensino sólido. Mas também, quando Jesus foi questionado sobre o mandamento mais importante, ele respondeu com palavras de Deuteronômio 6:4-5. 

O Senhor nosso Deus é o único Senhor. E você deve amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, toda a sua alma, toda a sua mente e todas as suas forças.’ A segunda é igualmente importante: ‘ Ame o seu próximo como a si mesmo ‘. Nenhum outro mandamento é maior do que estes.” Marcos 12:29-31 

Não há uma regra rígida e rápida que um crente tem que ter uma mezuzá afixada em sua casa, ou para dizer a oração da mezuzá, mas o sentimento disso é sólido. Precisamos de lembretes todos os dias de para quem estamos vivendo nossas vidas. A fidelidade e o amor do Senhor devem estar no centro de tudo o que fazemos e falamos. 

Quais são algumas lições bíblicas que podemos aprender com a oração da mezuzá? 

Tradições são bons lembretes. Embora você não ganhe pontos com Deus observando as tradições, elas podem ser um bom lembrete do grande Deus que servimos. 

Fale e ensine a Palavra de Deus a outros. Uma mezuzá é um lembrete para falar sobre as escrituras sagradas quando você está dentro de sua casa e quando você passa por ela ao sair de casa, é um lembrete para falar de Deus enquanto você passa o dia. 

Seu coração também tem uma porta. Lembre-se do amor e da fidelidade de Deus sempre que passar por uma mezuzá na porta. Ou mesmo se não houver uma anexada, pense na mezuzá espiritual que está conectada à porta do seu coração. Lembre-se de que, como cristão, Deus está dentro de seu coração e alma. Portanto, conduza sua vida de acordo. 

Jesus é o Cordeiro Pascal. A mezuzá lembra o judeu da Páscoa no Egito que os libertou do cativeiro. Todos os seres humanos nascem escravos de sua natureza pecaminosa, e Jesus foi enviado para ser o santo Cordeiro sacrificial, para que todos os que cressem Nele e em Sua obra na cruz fossem omitidos no julgamento final. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Olhe para Ele constantemente. 

Tradições e símbolos não são ruins, mas podem ser tratados como se obedecer à tradição fosse mais importante do que a mensagem do símbolo. O símbolo é apenas um lembrete de uma grande mensagem de Deus. Não tem nenhum poder. 

Se houver uma mezuzá do lado de fora de sua casa, os crentes devem sempre falar da Palavra de Deus, ensiná-la e orar com base nela. Também precisamos amar o Senhor com todo o nosso coração, alma, mente e força e mostrar esse amor às outras pessoas tanto quanto pudermos. 

A rica história tradicional judaica do Antigo Testamento se funde com a salvação baseada na fé de Jesus no Novo Testamento e cria uma bela imagem do grande amor de Deus por Seu povo. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Seu único Filho para que todas as pessoas – judeus e gentios – tenham a chance de abrir seus corações e crer. 

Compartilhe sua opinião