A morte é um tema tabu na sociedade. Não se fala dela, não se pensa nela e, quando ela acontece, as pessoas ficam chocadas.
No entanto, a morte está presente em todos os lugares e todas as pessoas têm que lidar com ela em algum momento da vida.
Neste artigo, vamos abordar o tema da morte de uma forma diferente. Vamos falar sobre O que acontece depois da morte? Vamos mostrar que a morte não é um tabu e que todos precisam lidar com ela de alguma forma.
Com esse princípio estabelecido, não temos que Temer a morte. Na verdade, nós, cristãos, podemos ansiar por isso com grande expectativa.
Em Filipenses 1:21-23, Paulo declara: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Em 2 Coríntios 5:8, Paulo reitera: Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Como cristãos, sabemos que o céu nos espera após a morte. Mas muitos de nós nos perguntamos sobre esse momento. como vai ser? Será assustador experimentar a saída de nossa alma do corpo?
O que a Bíblia nos diz sobre a morte?
Charles Spurgeon (o “Príncipe dos Pregadores” durante meados do século XIX) tinha uma grande perspectiva: “Dependa disso, sua hora de morrer será a melhor hora que você já conheceu! Seu último momento será o seu momento mais rico, melhor do que o dia do seu nascimento será o dia da sua morte. Será o começo do céu, o nascer do sol que nunca mais se porá”.
Há razões para acreditar que, no momento da morte, os crentes serão conduzidos ao céu por anjos: “Chegou o tempo em que morreu o mendigo, e os anjos o levaram para junto de Abraão…” (Lucas 16:22).
Jesus deixa claro que toda criança tem pelo menos um anjo da guarda que zela por ela: “Cuidado, não menosprezes uma dessas criancinhas. Pois eu vos digo que os seus anjos no céu sempre veem a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:10)
Nossos acompanhantes para o céu podem muito bem ser os anjos que nos serviram enquanto estávamos na terra.
Não são todos os anjos espíritos ministradores enviados para servir aqueles que herdarão a salvação? (Hebreus 1:14)
Mas, o melhor de tudo, o próprio Jesus prometeu que estaria conosco no momento de nossa morte e nos levaria imediatamente para o céu:
Eu vou para lá para preparar um lugar para vocês. E, se eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei comigo, para que também estejais onde eu estiver (João 14:3).
Deixe-me tecer uma série de versos que resumem sucintamente o que acontece após a morte:
Resumo bíblico do que acontece após a morte
Na morte, os corpos de todos os crentes e incrédulos vão para o túmulo. Os espíritos dos crentes vão para o céu, na presença de Cristo.
Na morte, os espíritos dos incrédulos vão para o Hades, que é um lugar de espera de tormento enquanto aguardam seu julgamento final no grande trono branco.
“Chegou a hora em que o mendigo morreu e os anjos o levaram para o lado de Abraão. O homem rico também morreu e foi enterrado. No inferno, onde estava em tormentos, ergueu os olhos e viu ao longe Abraão, com Lázaro ao seu lado” (Lucas 16:22-31).
(“Lado de Abraão ou ceio de Abraão” é identificado pela maioria como um eufemismo para o céu.)
O próximo evento para os cristãos é frequentemente chamado de ‘ arrebatamento ‘ da palavra latina que significa “arrebatar”. ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar. O arrebatamento ocorre na segunda vinda de Cristo.
Naquele momento, os corpos dos cristãos que já morreram e foram para o céu serão ressuscitados da sepultura e unidos a Cristo quando ele vier à terra. Eles terão corpos espirituais que os capacitarão a viver no céu (1 Tessalonicenses 5:23).
Na “velocidade dos olhos cintilantes”, os cristãos que estiverem vivos naquela época serão instantaneamente transformados em seus corpos espirituais e unidos a Cristo.
Os incrédulos, por outro lado, não serão ressuscitados na segunda vinda. Seus corpos permanecem em seus túmulos e seus espíritos permanecem aprisionados no Hades (um eufemismo para inferno) até a conclusão do reinado milenar de Cristo na terra (1000 anos).
Em seguida, ocorre O Tribunal de Cristo.
Os seguidores de Cristo estarão diante do “Tribunal” ou “estande de recompensas” para receber coroas com base no ministério proveitoso durante suas vidas na terra (1 Coríntios 3:10-14).
Colocaremos essas coroas aos pés de Jesus (Apocalipse 4:9-11; 5:9-14). Somente Ele é digno de receber honra, glória, riqueza e louvor.
Finalmente, todos os cristãos se sentarão com Jesus na “Ceia das Bodas do Cordeiro”. Obviamente, este será um momento de grande companheirismo, regozijo e vitória.
Então o anjo me disse: ‘Escreve isto: Bem-aventurados aqueles que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro! (Apocalipse 19:9 ).
Então ocorre o Julgamento do Grande Trono Branco. Jesus será o juiz. Os corpos de todos os incrédulos em Cristo (não-cristãos) serão ressuscitados de seus túmulos para comparecer a este julgamento.
Simultaneamente, seus espíritos, há muito aprisionados no Hades, sairão para o julgamento. Nenhum cristão estará presente aqui – apenas aqueles que morreram sem receber a Cristo.
Muitos dirão que fizeram mais coisas boas do que ruins. Jesus agora usará os livros de obras para mostrar-lhes que nenhum deles é perfeito. Se Deus os deixasse entrar no céu com todos os seus pecados, eles destruiriam o lugar. Os cristãos têm seus pecados perdoados por meio de Cristo e, portanto, são bem-vindos à glória do céu.
vou compartilhar com você alguns equívocos comuns sobre a morte e depois dela.
Equívocos comuns sobre a morte e o morrer
Não há vida após a morte
Essa é a visão dos humanistas naturalistas e seculares que acreditam que Deus não existe. As luzes são simplesmente apagadas. Afirmar que Deus não existe exige muita fé. Talvez até mais fé do que a necessária para acreditar que existe.
Sono da Alma
O sono da alma é a crença de que depois que uma pessoa morre, a alma “dorme” até a ressurreição e o julgamento final.
Paulo refutou essa ideia ensinando que, quando morremos, estamos imediatamente na presença de Jesus (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:23).
Reencarnação
A essência da reencarnação é que voltamos por muitas vidas. Isso nos permite evitar a realidade de enfrentar Deus no julgamento.
A reencarnação ensina que as formas de vida atuais – de insetos a humanos – são um reflexo direto de como nos comportamos bem em vidas anteriores. Quanto melhores fôssemos, mais acima na cadeia alimentar retornaríamos.
A reencarnação é estranha à Bíblia. Na verdade, a Bíblia ensina exatamente o contrário. Hebreus 9:27 declara: “Está ordenado aos homens morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.
A Luz Brilhante
A luz brilhante é simplesmente uma reação fisiológica à queda da pressão arterial. Todos nós já ouvimos pessoas testemunharem experiências de quase morte nas quais olham para um longo corredor e veem uma luz brilhante.
Vamos tornar isso simples de entender. Os pilotos de caça usam roupas de pressão para mantê-los conscientes durante as curvas de alta velocidade.
É possível que um piloto faça uma curva tão fechada que o sangue comece a escorrer de seu cérebro. Com cerca de nove G’s, o campo de visão se fecha em todos os lados para produzir um túnel de aparência longa com apenas uma leve luz no final. Tal pode acontecer no momento da morte.
Purgatório
A ideia por trás do purgatório é que muitas pessoas não são boas o suficiente para ir direto para o céu. Então, eles são colocados em um “tanque de retenção” até que um número suficiente de pessoas ore por eles para que possam sair do purgatório e seguir para o céu.
O purgatório nunca é mencionado na Bíblia. Está em um dos livros apócrifos escritos por judeus por volta do segundo século. Os judeus não aceitam esses livros como sendo de inspiração divina. Infelizmente, a Igreja Católica Romana os elevou para torná-los parte de sua Bíblia.
A ideia do purgatório vem de 2 Macabeus es 12:39-46. Ao agir com honra, Judas Macabeus estava qualificado para fazer expiação por amigos que haviam se envolvido em pecado. Esses homens precisavam de alguém que orasse para que saíssem do inferno.
São Pedro no Portão
A ideia comumente aceita por muitos é que, quando morrerem, encontrarão São Pedro nos portões do céu. Com base em seus comportamentos na terra, Peter determinará se eles podem ir para o céu ou devem ir para o inferno.
Peter nunca se senta no portão. Não há portão. Ir para o céu ou para o inferno é baseado em nossa resposta ao evangelho, que diz que Jesus morreu na cruz para perdoar os pecados do mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Conheça Também: 4 Maneiras de vencer o pecado e o diabo