Os espíritos malignos são frequentemente apresentados como entretenimento para emoções assustadoras em filmes e programas de TV. Mas é importante levá-los a sério.
Os espíritos malignos não são apenas reais, mas podem prejudicá-lo significativamente se você não for cuidadoso. É vital estar ciente de como os espíritos malignos funcionam e contar com a ajuda de Deus para vencer seu poder.
O que a Bíblia diz sobre os espíritos malignos? Essa sabedoria bíblica sobre como lidar com espíritos malignos pode ajudá-lo a proteger a si mesmo e aos outros nas situações mais perigosas.
A Bíblia fala sobre espíritos malignos/o que ela diz sobre eles?
A Bíblia discute os espíritos malignos em muitas passagens. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento mencionam espíritos malignos, usando uma variedade de termos para eles, como “demônios”, “espíritos demoníacos”, “espíritos impuros”, “espíritos imundos”, “espíritos mentirosos” ou “espíritos enganadores”.
Embora a Bíblia não revele a origem dos espíritos malignos, deixa claro que os anjos caídos estão entre eles. Os anjos caídos, também conhecidos como demônios, foram originalmente criados por Deus para serem santos anjos.
Mas eles se afastaram do relacionamento com Deus depois que um anjo (conhecido como Lúcifer antes da queda e Satanás depois) os levou a uma rebelião para tentar agarrar o poder de Deus para si (Isaías 14:12-14).
A maioria dos santos anjos permaneceu fiel a Deus (Apocalipse 5:11-12). Mas aqueles anjos que caíram na rebelião foram corrompidos pelo pecado, então suas naturezas não são mais boas porque estão desconectadas de Deus, que é a fonte da bondade.
O que a Bíblia nos ensina sobre espíritos malignos? Existem espíritos malignos em nosso mundo hoje?
Os humanos precisam tomar cuidado com os espíritos malignos em nosso mundo hoje, adverte a Bíblia. 1 Pedro 5:8 adverte:
“Estai alertas e sóbrios. Seu inimigo, o diabo, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar”.
1 Pedro 5:8
O diabo é outro nome para Satanás, que lidera os espíritos malignos. Não desconsidere o poder dos espíritos malignos. Eles podem enganá-lo, tentá-lo a pecar e prejudicá-lo espiritualmente, mentalmente, emocionalmente e fisicamente.
Efésios 6:12 deixa claro que os espíritos malignos são a fonte de nossas lutas humanas neste mundo caído: contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”.
Em seu ministério terreno, Jesus ajudou muitas pessoas a se libertarem de espíritos malignos. Jesus expulsou os espíritos malignos que possuíam as almas dos humanos e curou aqueles que ficaram doentes por causa da opressão dos espíritos malignos.
Exemplos incluem Jesus ajudando um grande grupo de pessoas (Mateus 4:4 e Mateus 8:16), uma menina cuja mãe pediu ajuda (Marcos 7:24-30), e um homem que vivia entre os túmulos (Marcos 5:1- 13). Jesus deu a seus discípulos a autoridade espiritual para expulsar os espíritos da vida das pessoas também. Mateus 10:1 registra:
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Mateus 10:1
Então, enquanto você precisa tomar cuidado com os espíritos malignos em nosso mundo hoje, você nunca precisa ser derrotado por eles. Você pode se defender contra os espíritos malignos confiando no poder de Deus trabalhando através de você, desde que esteja conectado a Deus por meio de Jesus. Colossenses 2:15 diz a respeito de Jesus:
“E, tendo desarmado os poderes e as potestades [espíritos malignos], fez deles um espetáculo público, triunfando deles na cruz.”
Colossenses 2:15
Os espíritos malignos estão cientes do poder de Jesus e sabem que serão julgados por ele no tempo determinado por Deus (Mateus 8:29).
Como nos defendemos contra os espíritos malignos?
Felizmente, se você está em um relacionamento salvífico com Jesus, você tem o poder de superar qualquer tipo de situação perigosa envolvendo espíritos malignos. Embora os espíritos malignos sejam extremamente poderosos, seu poder não é páreo para o poder de Deus.
Como cristão, você sempre pode confiar no poder de Deus operando através de você, porque o Espírito Santo vive em sua alma (1 Coríntios 6:19) e lhe dá poder (Atos 1:8).
Não há poder maior do que o poder de Deus, que fluirá pela sua vida e fará com que você seja vitorioso na luta contra os espíritos malignos. Tiago 4:7 aconselha:
“Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resista ao diabo, e ele fugirá de você”.
Tiago 4:7
Efésios 6:10-13 revela que a guerra espiritual está acontecendo ao seu redor e o chama para lutar com o poder que Deus lhe dá para vencer essas batalhas:
Finalmente, fortaleça-se no Senhor e no seu poder. Vista toda a armadura de Deus, para que você possa se posicionar contra os esquemas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que, quando vier o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes.
Efésios 6:10-13
Efésios 6:13-17 descreve a armadura que você deve vestir para ter força para vencer as batalhas espirituais invisíveis, porém reais, ao seu redor: o cinto da verdade, a couraça da justiça, o evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do espírito. Você pode fazer tudo isso pedindo a Deus para ajudá-lo dia após dia.
Você estará preparado para defender a si mesmo e seus entes queridos contra os espíritos malignos quando estiver usando sua armadura espiritual – comunicando-se com Deus e confiando nele com fé – todos os dias. Vestindo essa armadura espiritual, você pode seguir o conselho de Romanos 12:21:
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Romanos 12:21
Você pode ter certeza de que Jesus o ajudará a fazer isso. Ele promete em Lucas 10:19 que deu aos crentes a autoridade de “vencer todo o poder do inimigo; nada irá prejudicá-lo.”
3 maneiras de nos defendermos contra espíritos malignos
Não contate nenhum espírito além de Deus: Deuteronômio 18:10-12 proíbe práticas que envolvam contatar espíritos – quaisquer almas ou anjos – por conta própria.
Fique longe de práticas perigosas, como visitar médiuns, caçar fantasmas, usar tabuleiros Ouija, canalizar, realizar sessões espíritas e quaisquer outras práticas que envolvam alcançar espíritos separados de Deus.
Deus é o único que pode nos conceder orientação espiritual e, por isso, devemos nos comunicar diretamente com Ele através da oração e da meditação. Entrar em contato com espíritos intermediários, como almas ou anjos, sem passar por Deus, é abrir uma porta para espíritos malignos nos manipularem disfarçados de bons espíritos. Por isso, é importante estar sempre em sintonia com Deus e pedir Sua ajuda antes de buscarmos orientação espiritual em outras fontes.
2 Coríntios 11:14 diz que Satanás, que lidera os anjos caídos, “se disfarça de anjo de luz” e os anjos que o servem “se disfarçam de servos da justiça”. Somente Deus tem a capacidade de direcionar sua comunicação adequadamente.
Você pode confiar em Deus para responder às suas orações com sabedoria suprema e para ajudá-lo em qualquer situação.
Teste os Espíritos: Quando você receber mensagens espirituais, não as aceite apenas sem avaliá-las de acordo com os critérios da Bíblia para testá-las. 1 João 4:1 exorta:
“Queridos amigos, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”
1 João 4:1
Os espíritos malignos podem lhe dar falsas profecias. João 8:44 chama Satanás de “mentiroso e pai da mentira”. Portanto, cuidado com mensagens falsas.
Teste os espíritos avaliando suas mensagens à luz de 1 João 4:2: “É assim que você pode reconhecer o Espírito de Deus: Todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em carne é de Deus”.
Tema somente a Deus: Temer os espíritos malignos não o ajudarão a se defender deles; isso só o levará a se preocupar. Em vez disso, tema a Deus no sentido bíblico da palavra, onde “medo” significa reverência que vem de um sentimento de admiração.
Você nunca precisa ter medo de Deus. Temer a Deus significa prestar atenção à maravilha de seu trabalho em sua vida e deixar que a admiração que você sente como resultado lhe dê uma sensação de reverência por Deus.
Então, você será capaz de discernir a sabedoria espiritual. Provérbios 9:10declara: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é o entendimento”. Temer a Deus lhe dá a sabedoria necessária para vencer as tentações dos espíritos malignos para levá-lo ao pecado.
Temer a Deus puxa você na direção oposta – mais perto de Deus – à medida que você é inspirado pelo temor. Centralize sua vida em torno de seu relacionamento com Deus, tomando decisões conforme Deus o conduz. Isso o fortalecerá espiritualmente, para que você não precise temer os espíritos malignos.
Você descobrirá que, com a ajuda de Deus, pode vencer todas as batalhas espirituais. 1 João 4:4 promete que você pode vencer o poder dos espíritos malignos com o poder de Deus, que é maior: “Filhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.”
Conclusão
Os espíritos malignos são uma realidade com a qual você deve lidar neste mundo caído. Eles não devem ser tomados de ânimo leve, para entretenimento. Você deve levá-los a sério. Os espíritos malignos podem prejudicar você e seus entes queridos significativamente se você não for cuidadoso.
No entanto, você nunca precisa ter medo de espíritos malignos quando está conectado a Deus, cujo poder é muito maior do que qualquer tipo de mal. Jesus deu àqueles que confiam nele o poder de vencer o mal.
Em um relacionamento com Jesus, você pode defender a si mesmo e aos outros com sucesso contra os espíritos malignos. Você ficará espiritualmente seguro se ficar perto de Deus, dia após dia.