O Desejo de intimidade sem vergonha

O Desejo de intimidade sem vergonha

No devocional de hoje vamos explorar o anseio que todos compartilhamos por uma intimidade desavergonhada. Você e eu fomos criados para ser totalmente conhecidos e amados. E a busca por esse senso de conhecimento e amor pelo mundo deixou muitos de nós feridos.

Mas a boa notícia é que Deus tem um caminho para cura, relacionamento e amor sem vergonha, e ele quer nos guiar por esse caminho hoje enquanto criamos espaço e o seguimos juntos.

Passagem bíblica/Devocional

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Efésios 2:4,5

Toda a humanidade está em constante busca de intimidade. Dedicamo-nos a conquistar o afeto dos outros, seja um amigo próximo ou um estranho. Desejamos ser amados por quem realmente somos, mas também fomos feridos por outros na tentativa de encontrar aceitação.

Damos nossos corações ao mundo e esperamos que os outros satisfaçam nosso desejo de aceitação, de amor. E fomos rejeitados pelas próprias pessoas e sistemas nos quais buscamos satisfação. Mesmo assim, continuamos. Moldamos e reformamos; mudamos nossa imagem ou personalidade.

Projetamos quem achamos que deveríamos ser em vez de quem somos. Projetamos quem achamos que os outros querem que sejamos, acreditando na mentira de que quem realmente somos não é suficiente. E o tempo todo queremos que eles nos conheçam completamente e nos aceitem.

Esta descrição é válida para todos nós, porque todos nós fomos afetados pelo pecado original de Adão e Eva. Foi em meio à perfeição que eles escolheram o pecado em vez de um relacionamento sem limites com o Pai. E a Bíblia diz em Gênesis 3:8 que Adão e Eva “ouviram que o Senhor Deus estava andando pelo jardim; então eles correram para se esconder entre as árvores, para que Deus não os visse”.

Depois que Deus chama Adão e Eva, Adão responde dizendo: “Ouvi dizer que você estava andando no jardim e fiquei com medo porque estou nu. Por isso me escondi.” (Gênesis 3:10). O pecado imediatamente e tragicamente trouxe vergonha, separação e destruição à intimidade perfeita.

Muitas vezes vivemos nossas vidas como se a Bíblia parasse em Gênesis 3:10. Vivemos longe da revelação do amor e do afeto incondicional de Deus por nós. Gênesis 3:21 nos diz: “O Senhor Deus fez vestes de peles para o homem e sua mulher, e os vestiu”. Deus criou uma cobertura para sua vergonha. Ele os conhecia em sua fraqueza e os deu a eles.

E assim como Deus cobriu Adão e Eva com roupas para cobrir sua vergonha, hoje ele abriu um caminho para nós. Em nossa fraqueza e vergonha, Deus nos encontra e nos chama gentilmente. Ele nos vestiu com a natureza perfeita e justa de Cristo. Nossas vidas estão perfeitamente escondidas na dele.

Em sua graça, ele nos envolve em seus braços e nos fala de seu grande amor. Ele fala a verdade onde as mentiras ecoaram. Ele fala de vida onde parecia haver apenas morte. Ele traz luz aos lugares mais escuros e desolados de nossos corações. Somente sua graça abundante poderia nos trazer de volta ao redil de sua bondade.

A redenção e o amor enchem a frágil estrutura do homem com a glória de Deus. Somos pó transformado à semelhança do Deus vivo. Nosso destino sempre será a intimidade sem vergonha, ser completamente amado e completamente conhecido por nosso Pai perfeito.

Reserve algum tempo com a oração guiada para avaliar seu próprio coração. Como você continua se escondendo de Deus como Adão e Eva fizeram? De que maneira você tem velado seu coração como se Deus já não rasgasse em dois o véu que o separa de nós?

Que seu tempo com a oração guiada seja preenchido com novos níveis de intimidade, à medida que você permite que Deus o conheça completamente e ilumine a escuridão.

Oração Guiada

1. Reserve um tempo para reconhecer quaisquer aspectos vergonhosos de sua vida que você escondeu de Deus e dos outros. Como você está guardando seu coração? O que você deseja manter no escuro?

2. Agora medite no amor de Deus por você. Deus te ama completamente, não importa o que você tenha feito. Ele deseja estar com você, não importa o quão envergonhado você se sinta.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 8:37-39

3. Abra seu coração para Deus. Converse com ele sobre quaisquer aspectos embaraçosos de sua vida. Receba uma revelação de seu amor incondicional. Permita que ele traga sua luz de cura ao seu coração enquanto você descansa em seu amor.

Conclusão

É sempre assustador deixá-los nos entender completamente. Preocupamo-nos que, se nos conhecerem perfeitamente e depois nos rejeitarem, não teremos nada a que nos agarrar. Mas enquanto não permitirmos ser totalmente compreendidos, é impossível satisfazer nosso desejo de sermos totalmente amados.

Abrir seu coração, seu passado, suas fraquezas e seus fracassos diante de Deus é o único caminho para a cura e a liberdade. Permitir que Deus revele seu amor incondicional por você quando você tiver aberto suas piores dores, pensamentos e pecados o encherá de amor e segurança que você nunca imaginou ser possível.

Abra seu coração para seu amoroso Pai Celestial hoje e experimente o amor que só pode vir quando você for totalmente conhecido.

Leitura complementar: Efésios 2

Veja Também: A Saudade da beleza

Compartilhe sua opinião