O que é a justiça de Deus, e como isso difere da justiça humana? O noticiário diário está repleto de histórias sobre crimes cometidos contra a humanidade. Localmente e em outras partes do mundo, por meio da televisão, rádio, mídia social e boca a boca, detalhes da atividade criminosa são compartilhados.
Esses relatos trazem lágrimas e, às vezes, raiva. Como os cristãos devem lidar com a justiça de Deus? Qual é a nossa responsabilidade?
Onde a Bíblia fala sobre a justiça de Deus?
As Escrituras compartilham os mandamentos de Deus. Os Dez Mandamentos foram revelados a Moisés no Monte Sinai. As duas tábuas de pedra foram guardadas na Arca da Aliança.
Desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o alimento proibido, as ações tiveram consequências. Esses mandamentos dão as regras para a vida. Cada palavra é dada por Deus.
Tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento compartilham sobre a justiça de Deus.
Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
Salmos 37:27-29
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Romanos 12:19
Deus alcançará a justiça no final?
Deus alcançará a justiça no dia do Juízo Final, quando Jesus julgará “os vivos e os mortos” (2 Timóteo 4:1 NVI). Naquele tempo, Deus “retribuirá a cada um de acordo com o que tiver feito” (Romanos 2:6 NVI).
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
2 Coríntios 5:10 NVI
Os crentes que sabem que Jesus voltará podem encontrar paz. Deus é o criador, e a justiça de Deus é final. Os crentes podem se consolar sabendo que Deus terá a palavra final e que sua justiça será feita no Dia do Juízo.
O que a Bíblia diz sobre buscar a justiça?
A Bíblia contém versículos que falam da justiça de Deus e do julgamento que virão de Deus.
Nesta terra, quando a lei é quebrada e o dano é feito, a punição pode ser necessária. No entanto, a justiça final virá de Deus. Embora as regras e as leis nos mantenham seguros, esses requisitos devem ser seguidos. Às vezes acontecem coisas ruins. Nesses momentos, as pessoas buscam a justiça através do sistema judiciário. Este sistema às vezes falha.
Lembrar que a justiça pertence a Deus pode ajudar a nos guiar em tempos difíceis.
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Hebreus 10:30
O que Paulo disse sobre cuidar de vizinhos não crentes?
O apóstolo Paulo tinha opiniões fortes sobre muitos assuntos. Em 2 Coríntios, Paulo compartilha que não devemos ficar presos aos incrédulos. Isso significa que a justiça para crentes e não crentes deve ser diferente? Não. A justiça é para todos, segundo o plano de Deus.
Se um vizinho descrente ou crente viola a lei, ainda podemos amar a pessoa e não amar suas ações.
Existem diferenças de opinião em todas as esferas da vida. Algumas pessoas são definidas em seus caminhos e se recusam a ouvir ou tentar entender outro ponto de vista. Outros estão abertos a ouvir e conversar sobre diferentes formas de pensar.
Os crentes podem ajudar os não crentes a aprender sobre Deus. Mostrar o amor de Deus por meio de palavras e ações pode ser como alguém vem a conhecer a Deus.
Somos todos pecadores e podemos buscar o perdão de Deus e desenvolver um relacionamento com Ele.
Como os cristãos buscaram justiça no passado?
A história está repleta de relatos horríveis de pessoas fazendo justiça com as próprias mãos. De linchamentos a outros tipos de assassinatos, o mal foi e ainda é evidente nas ações de algumas pessoas.
Quando um crime é cometido contra um ente querido, o desejo de justiça rápida pode tentar dominar. As emoções são profundas quando as notícias compartilham relatos de crimes. Há exemplos de pessoas tentando assumir o controle de situações no passado e no presente.
De palavras duras a ações odiosas, houve momentos em que até os cristãos optaram por fazer justiça com as próprias mãos.
Deus quer que amemos uns aos outros e cuidemos uns dos outros. Às vezes, temos que fazer mais esforço para amar uns aos outros.
Como os cristãos podem trabalhar com outros para alcançar a justiça?
A busca pela liberdade religiosa trouxe muitos conflitos em todo o mundo. Os cristãos costumam viajar para outras áreas do país e do mundo para ajudar a trazer a justiça necessária.
À medida que os missionários fazem viagens a terras estrangeiras, há muitos ajustes. Preparar-se para a viagem com atualizações médicas (incluindo vacinas obrigatórias), aprender um novo idioma, comer novos alimentos e dormir em locais perigosos são algumas das atividades que os missionários realizam.
Algumas organizações podem não ser cristãs, mas há uma oportunidade de trabalhar ao lado de não crentes e mostrar o amor de Cristo. Conversas, orações e modos de vida diários podem ser diferentes.
À medida que a justiça está sendo buscada em terras estrangeiras e domésticas, os cristãos podem aprender como buscá-la com outros, e então aplicar essas lições em suas jornadas espirituais.
O que podemos fazer para alcançar a justiça hoje?
Existem inúmeras maneiras pelas quais podemos ajudar a alcançar a justiça de Deus hoje. Saber onde os itens que compramos são feitos e vendidos pode ser uma forma importante de ajudar. Desde escolher comprar itens criados por pessoas não envolvidas em sweatshops ou tráfico de pessoas, até manter-se atualizado com grupos locais que ajudam outras pessoas que precisam de justiça, há muitas maneiras de se envolver.
Esteja ciente das injustiças em sua região e no mundo. A injustiça é pecaminosa. Do abuso racial e exploração dos pobres ou sem-teto, ao abuso de crianças e idosos, ao tráfico de seres humanos e muito mais, o mal não deve prevalecer.
Em algumas áreas do país, as casas de repouso precisam de voluntários e defensores. O abuso de idosos é uma área específica que precisa de atenção. Abrigos de violência doméstica muitas vezes precisam de assistência.
Ore e peça a Deus que lhe mostre maneiras de ajudar. Encontre maneiras de saber mais e buscar informações sobre como se envolver. Talvez você esteja sendo solicitado a estabelecer um grupo de justiça em sua comunidade ou igreja. Busque a sabedoria do clero e de outros líderes que possam ter informações importantes.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Até que Jesus volte, haverá injustiças. Ao lidarmos com essas injustiças, temos a oportunidade de mostrar ao mundo nosso amor por Deus. Que sejamos um no Espírito, para que outros saibam que somos cristãos. Que lutemos pela justiça de Deus e não pela nossa.
Veja Também: 5 Passos para ter uma vida com Deus