No primeiro capítulo de Gênesis, temos um registro da criação e da origem da vida na terra.
Muitas teorias surgiram na história, as mais famosas são o Big Bang e a Teoria da Evolução. Mas a Bíblia diz que Deus é a fonte da vida e o criador de todas as coisas.
Conforme a própria Bíblia, isso é um fato. (Nos Salmos 8:3), o autor diz que a criação anuncia a glória de Deus. Romanos (1:20), diz que Deus se revela por meio do que Ele fez, e o autor dos Hebreus diz que só pode ser compreendido por meio da fé (Hebreus 11: 3,6).
Em outras palavras, a Bíblia não é para provar que isso aconteceu, mas para afirmar ser um fato. No entanto, com o tempo, várias autoridades no assunto provaram que a Bíblia está correta e todas as suas afirmações científicas são válidas.
Para entender melhor o assunto, sugiro a leitura dos seguintes livros: como tudo começou e Gênesis 1 e 2 (Adauto Lourenço).
Início da Criação
No início da criação, o poder criativo de Deus é visível em tudo. À terra é completamente sem forma, não havia absolutamente nada.
Foi a partir deste ponto que Deus começou tudo o que existe na terra e em todo o universo. Do nada, ele criou tudo, o que é realmente ótimo.
Não é exagero dizer que ele pode fazer o mesmo em nossas vidas. Do nada, ele pode tornar nossas vidas completamente belas e maravilhosas.
Por mais caótico que esteja ao nosso redor, por mais difíceis que sejam os outros aspectos, uma palavra de Deus pode mudar toda a situação de nossas vidas, libertar viciados em drogas, restaurar a honra de adúlteros, restaurar famílias de traidores e reconstruir trapaceiro.
Deus pode restaurar a vida de qualquer pecador através de suas palavras.
Gênesis 1.3 – 5: A Criação da Luz
Quando Deus criou a luz, ele viu que era bom. Ele a separou do escuro. O mesmo se aplica às nossas vidas.
Quando o Senhor está falando, quando Deus está ordenando o caos que existe em nossas vidas, a luz começa a nascer, a luz começa a brilhar, e isso é algo bom.
A presença de Deus em nossas vidas dá outro aspecto, um aspecto belo e radiante.
Separação do firmamento
Em Gênesis capítulo 1, versículos 6 a 10, vemos que o Senhor Deus separa no firmamento, separa as várias partes da água no solo, afasta o oceano, separa o mar e separa as praias. Isso é uma coisa boa.
Em nossa vida, o Senhor separa as coisas da mesma forma e dá-lhes o lugar de que precisam.
Precisamos entender que Deus não pensa que somos apenas seres espirituais, somos seres humanos, ele quer que todas as áreas de nossa vida estejam organizadas e funcionando bem, da maneira certa, com cada área em seu devido lugar.
A Criação das Plantas
Nos versículos 11 a 13, o Senhor Deus criou todas as plantas. Plantas com sementes, árvores com frutos, Deus criou uma natureza prolífica e fértil.
O mesmo é verdade em nossas vidas. Deus quer que sejamos frutíferos e produtivos, somos criativos e coisas belas são criadas por nós.
Ele percebeu que na criação, Deus nos deu todas as matérias-primas para a existência. Como T.D Jakes disse, Deus nunca criou uma mesa, nunca fez uma porta, mas o Senhor Deus nos deu madeira, então isso é uma coisa extraordinária.
O Senhor nos deu todas as matérias-primas de que precisamos na vida, mas temos a responsabilidade de suplicar-lhe e orar para que seu Espírito Santo nos guie, nos dê criatividade e inspiração, para podermos ser produtivos nesta terra.
Criação dos luminares
Nos versículos 14 a 19, Deus criou corpos luminosos no céu. Ele criou o sol e as estrelas, ele criou a lua, e é muito interessante que na primeira parte da criação, ele criou as matérias-primas para cada elemento que criará agora.
Por exemplo, ele primeiro criou a luz e agora está criando as estrelas. Isso é muito interessante, pois nos diz que há etapas que não podem ser ignoradas no projeto de Deus. O mesmo é verdade em nossas vidas.
Muitas vezes, nesses estágios, o Senhor Deus atua em nosso caráter, sentimentos e crenças para nos levar a um novo nível, que o agrada.
Se respeitarmos os passos da criação de Deus em nossas vidas, seremos muito abençoados.
Criação dos animais
Nos versos 20 a 25, vemos a criação dos animais. É muito interessante perceber que nesta fase o Senhor Deus abençoou esses seres para que se reproduzissem, que enchessem as águas, que se reproduzissem no céu e que se reproduzissem na terra.
De acordo com essa declaração de bênção de seus animais, o Senhor Deus achou muito bom.
A natureza foi criada por Deus com muito amor e carinho. Devemos cuidar dela com muito amor, não podemos abusar dos animais, não podemos abusar da natureza, devemos amá-la e protegê-la.
Criação do homem e da mulher
Nos versículos 26-28, vemos a declaração da criação da humanidade. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Nós somos a existência de Jeová, o Deus que mais se parece conosco na criação. Isso é uma coisa incrível.
Essa semelhança existe em sentimentos, pensamentos, decisões e vontade. Somos como Deus tanto na alma quanto no homem.
Todas as outras criaturas criadas por ele não tem raciocínio, agem por impulso, ao contrário de nós, sentimos, falamos, decidimos, enfim, criamos.
Deus dá autoridade ao homem
Vemos que após a criação da humanidade, o Senhor Deus ordenou que ele se alimentasse de tudo o que à terra produzisse. A promessa é que à terra nos alimentará, e assim foi.
Para trazer isso para nossa vida privada, nossa vida diária, precisamos perceber que o Senhor Deus criou à terra para podermos administrá-la, todos os que acreditam, trabalham duro e desejam e buscam.
Muitas pessoas se adaptam às suas condições de vida e acabam levando uma vida que está muito aquém da vontade de Deus para elas.
Somos criados à maneira de Deus, precisamos tomar decisões importantes na vida, Deus não fará tudo por nós.
A satisfação de Deus
Na última parte de Gênesis 1, versículo 31, o Senhor Deus está muito satisfeito com tudo o que criou. Ele ficou muito feliz em ver isso e viu estar tudo muito bom.
A criação é uma coisa agradável para Deus. Precisamos lembrar que Deus não nos criou com ódio, mas com amor, e espera conectar-se conosco com amor e felicidade.
Ele quer passar um bom tempo conosco, não somos seu fardo, mas somos sua alegria. Ele viu que tudo que ele fazia estava indo muito bom.