Gênesis 3 fala sobre a queda do homem. Um estudo bíblico de Gênesis, capítulo 3, revela a origem do pecado humano. Este capítulo é essencial para entender a história da salvação e a necessidade da graça de Deus.
Algumas pessoas pensam que a história narrada em Gênesis, capítulo 3, é uma narrativa simbólica. Outros foram além, alegando que Gênesis 3 registrava um mito. Em geral, essas pessoas pensam que o autor do Gênesis acaba de criar uma história para explicar o despertar da consciência humana.
Até mesmo alguns cristãos que tentam combinar a evolução com o criacionismo bíblico dizem que o capítulo 3 do Gênesis mostra o momento em que a humanidade evoluiu de sua forma mais primitiva. Mas é claro que essa interpretação contradiz a Palavra de Deus.
Se Gênesis, capítulo 3, é considerado simbólico ou cafona, então todo o resto da Bíblia não tem sentido. Além disso, alguns versículos do Novo Testamento correspondem diretamente à história registrada em Gênesis, capítulo 3, e contrastam a desobediência de Adão com a obediência de Cristo (ver Romanos, capítulo 5). Portanto, se esta história é um mito, então Jesus será inevitavelmente um mito.
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A tentação (Gênesis 3:1-3)
Deus criou os homens e mulheres e os colocou no Jardim do Éden. Há tudo o que precisam para a vida. Eles podem estar ocupados arando a terra e guardando esta terra. Eles só precisam obedecer aos mandamentos de Deus para desfrutar de uma vida de paz e comunhão eternas (Gênesis 2:15).
Não sabemos quanto tempo durou essa harmonia. Mas Gênesis, capítulo 3, diz que Eva, esposa de Adão, foi tentada por uma cobra. O versículo da Bíblia diz que as cobras são mais astutas do que todos os animais selvagens criados por Deus.
Na Bíblia, a cobra simboliza várias coisas, algumas das quais são completamente opostas. A cobra pode simbolizar vida, sabedoria, confusão, astúcia, mal, Satanás, e mesmo quando Moisés a levantou no deserto, ela pode até mesmo se tornar uma imagem de Cristo (ver Números 21: 4-9; João 3:14).
No contexto de Gênesis, capítulo 3, a cobra é a encarnação do próprio Satanás e tem sido inimiga do povo de Deus ao longo da história. É por isso que Satanás é chamado de “velha serpente” em Apocalipse (Apocalipse 12: 9; 20: 2).
Curiosamente, o tentador falou diretamente com a mulher. A Bíblia não explica por que Satanás tenta mulheres em vez de homens. No entanto, muitos estudiosos acreditam que esse comportamento é um ataque à ordem em que os seres humanos criados por Deus devem exercer a liderança.
Nesse caso, o sedutor tentou a mulher a usurpar a autoridade do homem. Em qualquer caso, este homem ainda é considerado o culpado da depravação por obedecer a sua esposa.
A distorção da Palavra de Deus (Gênesis 3:4,5)
Satanás começou seu ataque distorcendo o que Deus disse. Ele fez a seguinte pergunta: “É isso que Deus disse: Não deveis comer do fruto de todas as árvores do jardim?” (Gênesis 3: 1).
Eva respondeu a essa pergunta falando sobre os mandamentos dados por Deus (Gênesis 3: 2,3). Deus permitiu que o primeiro casal comesse o fruto de todas as árvores do jardim, exceto o fruto da árvore que distingue o bem do mal. Esta árvore é plantada ao lado da árvore-da-vida no centro do jardim.
Deus disse que se um homem desobedecer à sua ordem e comer o fruto da árvore da distinção entre o bem e o mal, ele morrerá. Mas a cobra argumentou que se o primeiro casal não obedecesse ao Senhor, eles certamente não morreriam (Gênesis 3: 4).
Até hoje, é assim que Satanás age. Primeiro, ele usa a palavra de Deus de uma forma distorcida e, finalmente, faz com que as pessoas não acreditem nela. Satanás fez o mesmo quando Jesus foi tentado no deserto. Ele citou as palavras de Deus de uma maneira completamente errada, isolada e fora do contexto.
Portanto, pode-se entender porque tantas comunidades cristãs que distorcem a Bíblia estão crescendo cada vez mais. Todos aqueles que distorcem as Escrituras como bem entendem, têm o diabo como mestre.
A desobediência (Gênesis 3:6,7)
Eva não resistiu à tentação e pegou o fruto proibido que parecia apetitoso e agradável. Ela também deu ao marido para comer. Além disso, eles estão entusiasmados com a possibilidade de ser como Deus (ver Gênesis 3: 5).
Isso significa que Adão e Eva comeram o fruto sob o grande pretexto de serem semelhantes a Deus. Eles não estavam satisfeitos em servi-Lo e desfrutar de todas as Suas bênçãos. Eles não queriam ter comunhão eterna com Deus e viver sob Sua proteção. Mas, ao comer a fruta, eles provaram que realmente queriam tomar o lugar de Deus.
Esse comportamento revela o conceito de pecado. Eles não confiam em Deus, permanecem na posição de descrença, violam a lei de Deus e defendem a autonomia ilusória. O pecado de Adão e Eva é chamado pecado original.
A tentativa de se esconder de Deus (Gênesis 3:8-13)
Gênesis 3 relata que assim que o primeiro casal comeu o fruto de uma árvore que Deus proibiu, seus olhos se abriram. Eles perceberam estarem despidos. A nudez na Bíblia geralmente indica um estado de fraqueza, necessidade e humilhação. Devido ao pecado, o homem, que havia sido criado como a coroa da criação, estava agora em uma situação miserável e humilhante.
A Bíblia diz que o céu está frio e Deus está caminhando no jardim (Gênesis 3: 8). Isso pode significar uma espécie de manifestação sobrenatural. Quando Adão e Eva ouviram os passos do Senhor caminhando no jardim, eles rapidamente tentaram evitá-lo. Sua consciência os condenou. Então, eles queriam escapar da intimidade com Deus que tinham antes.
Deus perguntou onde o homem estava (Gênesis 3: 9). Sabendo de tudo, obviamente Deus sabe onde o casal se esconde. No entanto, como forma de interação, Deus geralmente ajusta sua linguagem de acordo com as limitações humanas. Foi o que aconteceu no Jardim do Éden. Diante da pergunta de Deus, o homem percebeu que não podia mais se esconder.
Então Deus fez uma pergunta ao homem novamente. Ele queria que o homem confessasse àquele que lhe contou sobre sua nudez (Gênesis 3:11). O homem tentou culpar a mulher, e a mulher tentou culpar a serpente (Gênesis 3: 12,13). Além disso, ao dizer a Deus “a mulher que você me deu em casamento”, Adão também estava acusando o próprio Deus. Este é o comportamento típico de um pecador.
Deve-se notar também que Deus nunca fez perguntas à serpente; Deus simplesmente designou Satanás para ser julgado (Gênesis 3: 14,15).
O castigo (Gênesis 3:14-24)
Então, Gênesis mostra o julgamento de Deus sobre Satanás (Gênesis 3:14, 15), sobre a mulher (Gênesis 3:16) e sobre o homem (Gênesis 3: 17-19). Mas neste meio também há uma revelação da promessa de salvação ao povo de Deus (Gênesis 3:15).
Deus amaldiçoou a cobra e previu sua queda (Gênesis 3:14, 15). Aqui, é importante entender que as escrituras possuem referências duplas, envolvendo cobras, principalmente Satanás personificado em cobras. Então, no final, o julgamento de Deus é contra Satanás.
O julgamento de Deus sobre a mulher causou a frustração de seu relacionamento natural na família. Ela terá que suportar o doloroso processo do parto e ser subordinada ao marido (Gênesis 3:16).
É verdade que antes mesmo desse castigo o homem já havia sido ordenado por Deus como líder (cf. Gn 2,18). Mas o problema é que agora a mulher teria que ser submissa, não mais a um líder moralmente puro, mas a um líder corrompido pelo pecado. A plena harmonia do relacionamento conjugal agora também seria perturbada pelo pecado.
O julgamento de Deus sobre o homem já havia frustrado sua atividade como anfitriões (Gênesis 3: 17-19). O homem não teria mais a mesma relação rica e agradável com a terra de onde se alimenta. Tudo seria doloroso e cansativo porque a maldição do pecado também alcançou a terra.
Além disso, Deus também anunciou que o homem teria que lidar com as consequências de sua desobediência até que voltasse ao pó da terra (Gênesis 3:19). Então a morte física se tornou realidade. Então Deus fez vestimentas de couro para Adão e Eva (Gênesis 3:21).
Alguns estudiosos entendem que, visto que a provisão de Deus era para a morte de um animal, isso já pode ter sido um sinal de expiação pela oferta pelo pecado. Por fim, Deus expulsou o Casal do jardim e colocou querubins para guardar o caminho da árvore-da-vida (Gênesis 3: 23,24).
Conclusão do estudo de Gênesis 3
Gênesis descreve o evento mais catastrófico da história humana: o dia em que o homem desobedeceu a Deus e tentou tomar o seu lugar. Adão e Eva testaram sua fidelidade a Deus e falharam. Ao cair nas armadilhas da serpente, eles demonstraram fidelidade a Satanás.
Adão e Eva receberam tudo de que precisavam de Deus. Por serem pessoas racionais e receberem responsabilidades morais, são totalmente capazes de obedecer às ordens de Deus. O direito à vida e o direito à comunhão com Deus dependem de sua obediência. É por isso que a teologia chama esse estágio de aliança das obras.
Lembre-se, Deus colocou a árvore do conhecimento ao lado da árvore-da-vida. O interessante é o homem ser livre para comer o fruto da árvore-da-vida, mas prefere o fruto que leva à morte por desobediência.
Após se rebelar contra Deus, as pessoas são contaminadas pelo pecado. Adão, como representante da federação da humanidade, colocou toda a humanidade em uma situação de rebelião contra Deus. É por isso que a Bíblia diz que não existem justos, porque todos pecaram.
Portanto, devido a sua natureza pecaminosa, as pessoas se tornam incapazes de desejar e fazer o que agrada a Deus. Portanto, a aliança das obras não pode mais ser um meio de sua salvação eterna.
Cristo em Gênesis
Mas em Gênesis 3:15, Deus anunciou uma nova aliança, a aliança da graça, que será cumprida por Cristo, por meio da qual o homem pode ser justificado e santificado.
O apóstolo Paulo disse que todas as pessoas se tornaram pecadoras devido à ofensa do primeiro Adão. Mas a graça de Deus por meio da obra de Cristo é muito maior do que a rebelião, o julgamento e a condenação de Adão (Romanos 5: 12-21).
Jesus Cristo, o segundo Adão, triunfou onde o primeiro Adão falhou. Enquanto o crime do primeiro Adão trouxe a morte, os méritos do segundo Adão trouxeram vida. À luz de todo o Novo Testamento, Gênesis 3 mostra que Cristo é o Cabeça do novo povo redimido de seus pecados e justificado diante de Deus através de sua obra na cruz. Ele restaura o caminho da árvore da vida para essas pessoas (cf. Ap 22: 2-17). Aprenda mais sobre Gênesis 3 lendo o estudo completo sobre a Queda do Homem.