Gênesis é um dos livros mais importantes para a humanidade, porque é o único livro que realmente descreve o universo, à terra, a natureza, os animais e, finalmente, a origem da humanidade. Este livro tem basicamente a seguinte estrutura.
A História da Criação (1:1 — 2:4)
Aqui vemos a criação do céu, da terra e do mar e a origem de toda a diversidade natural, como plantas, animais, peixes e pássaros.
Foi durante este período que nós, humanos, fomos criados, mas com uma diferença decisiva de outras coisas vivas, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
Além disso, o mais importante, somos os únicos que podemos estabelecer um relacionamento com o Senhor. Ele nos criou nos últimos dias e nos permitiu governar toda a criação.
A História de Adão e Eva
Adão e Eva foram criados limpos, mas obedeceram ao diabo e, por fim, pecaram contra o Senhor. Como resultado, eles perderam o direito de estar no paraíso e o acesso à árvore-da-vida.
Os banidos, passaram a viver uma vida cheia de adversidades e infortúnios, algo que não existia em estado de perfeição.
Aqui vemos como o pecado é prejudicial aos humanos e como ele é contagioso. Quanto mais as pessoas vivem distante de Deus, mais perversas e implacáveis elas se tornam.
A História de Noé (Gênesis 6:1-11:32)
Depois que o pecado encheu a terra, os humanos se tornaram maus e se voltaram contra Deus. Quando o Senhor percebeu que o homem era o grande mal da criação, decidiu eliminar os injustos, deixando apenas Noé e sua família, com quem o Senhor fez uma Aliança.
O Senhor ordena a Noé que construa a Arca e lhe dá instruções sobre como preservar os animais criados, o que ele faz.
Após o dilúvio, vemos o novo Livro do Gênesis, em Noé e seus filhos, a partir de agora eles devem repovoar a Terra e não cometer os mesmos erros de antes.
A História de Abraão (Gênesis 12:1-25:18)
Aqui o Senhor começa uma nova fase, em vez de lidar com as nações, ele começa um período de relacionamento pessoal com pessoas concretas a ser usado para o Seu propósito de criar uma nação modelo. Abraão é o primeiro deles.
Jeová fez um pacto eterno com ele e prometeu que seus descendentes se tornariam uma grande nação, cobrindo toda a terra.
Porque Abraão creu no Senhor e seguiu fielmente suas orientações, mesmo as mais difíceis, ele foi considerado o pai da fé.
A História de Isaque (Gênesis 25:19-28:9)
Isaque é um bom exemplo de obediência e dependência. Quando seu pai estava prestes a oferecê-lo em sacrifício, ele não resistiu. Ao descobrir que Rebeca não tinha filhos, ele orou ao Senhor e viu um milagre. Ele não cometeu o erro de seus pais, nem cometeu o erro de dar à luz um filho com uma escrava.
Ele seguiu a orientação de Deus e caminhou pela terra que seu pai havia percorrido e, mesmo sendo tratado injustamente, não resistiu. Portanto, Deus o abençoou muito e o fez prosperar em todas as adversidades.
A História de Jacó (Gênesis 28:10-36:43)
Isaque tem filhos gêmeos, Esaú é o filho mais velho, Jacó é o mais novo, mas desde seu nascimento, Deus prometeu ao filho mais novo governar o filho mais velho.
Mesmo em face de tal promessa, ele ainda sucumbiu aos desejos de sua mãe e enganou seu pai e irmão para aceitar a bênção do filho mais velho.
A jornada de Jacó para se tornar um israelense foi longa e dolorosa, mas quando ele lutou com Deus, ele mostrou que seu caráter era perfeito e que ele estava pronto para se tornar uma grande nação.
A História de José (Gênesis 37:1-50:26)
José percorreu caminhos difíceis e exigentes. A maioria dos crentes teria desistido, mesmo em face das grandes promessas, mas José não o fez. Ele manteve sua integridade e fé em meio à injustiça, solidão, traição e aparente abandono de Deus.
No entanto, o Senhor o fez prosperar até mesmo nos ambientes mais inóspitos. Seja na casa de Potifar ou na prisão, Deus abençoava tudo o que ele tocava.
Até que ele finalmente estava pronto para ser elevado a lugares mais altos e realmente viver a realização dos sonhos que Deus havia lhe dado. Isso se tornou realidade quando ele interpretou os sonhos de Faraó e deu-lhe as instruções que o Senhor lhe mostrara.
Surpreso, o rei do Egito o nomeou governador, Sendo submisso apenas a ele.
Portanto, em tempos de recursos escassos, como parte do plano de Deus, Israel e seus filhos são bem-vindos no Egito, onde podem crescer e se multiplicar com segurança.
Em outras palavras, a estrutura de Gênesis é fácil de entender e seu conteúdo nos mostra a evolução da maneira como o Senhor Deus começou a se revelar à humanidade.