É pecado guardar rancor de alguém?

É pecado guardar rancor de alguém?

Levante a mão se você já foi acusado de guardar rancor. Se você não levantasse a mão, todos nós poderíamos aprender uma lição sua sobre perdoar e esquecer.

Um rancor é definido comonão estar disposto a dar ou admitir: um sentimento de ressentimento ou má vontade profundamente arraigado”. É algo que provavelmente todo mundo já experimentou em algum momento, seja vítima de um rancor ou seja a pessoa que guarda rancor.

O ressentimento pode variar de leve (rivalidade entre irmãos, rivalidade saudável) a quase perigoso (pensamentos de ferir alguém ou vê-lo morrer de alguma forma). Quando guardamos rancor, pensamos que o rancor é porque essa pessoa nos prejudicou de alguma forma, ou simplesmente nos irritou com suas bênçãos e/ou ações.

No entanto, a Bíblia mostra que guardar rancor não é o que somos chamados a fazer como seguidores de Jesus. Somos chamados a perdoar as pessoas pelo mal que nos fizeram e amá-las como Deus as ama. “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

O que a Bíblia diz sobre guardar rancor?

O-que-a-Biblia-diz-sobre-guardar-rancor

Existem vários exemplos de ressentimentos guardados na Bíblia, bem como as palavras de Deus sobre o que fazer quando estamos em meio a um rancor.

Talvez um dos rancores mais reconhecidos na Bíblia seja José e seus irmãos no livro de Gênesis. José, o mais novo e favorito dos filhos de seu pai Jacó, gabava-se de ter sonhos em que seus irmãos mais velhos se curvariam diante dele em adoração.

Como os irmãos tendem a ser, eles não gostaram do comportamento de José e guardaram um rancor perigoso que os levou a vendê-lo a uma caravana de ismaelitas.

Mas a história deles é de perdão, pois José, agora adulto e membro dos líderes nomeados pelo faraó, perdoou seus irmãos por suas ações e se reuniu não apenas com eles, mas com o pai que pensava que ele estava morto.

“Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” (Gênesis 50:20).

O rei Davi fala de ressentimentos no livro dos Salmos, particularmente no Salmos 55:3, dizendo: Por causa da voz do inimigo, por causa da opressão dos ímpios; pois eles trazem problemas sobre mim e com raiva eles me odeiam.

Ele pode estar se lembrando de um rancor muito pessoal mantido contra ele pelo rei Saul. Lemos sobre isso em 1 Samuel 18:7-9, quando as conquistas de Davi prevaleceram sobre as de Saul, e o homem que o rei Saul considerava quase um filho agora era um inimigo.

É evidente que o rei Davi e José acharam os rancores odiosos contra eles desconcertantes e injustificados, tanto quanto muitos sentem em relação aos rancores, especialmente quando eles não sabem do que se trata.

Mas os dois homens são exemplos de escolha do perdão e do caminho superior, especialmente quando aqueles que guardavam rancor contra eles foram humilhados de maneiras diferentes.

Guardar rancor é pecado?

Guardar-rancor-e-pecado

Em vista da Bíblia, guardar rancor não é o que Deus quer que aconteça entre Seus filhos. Há várias vezes na Bíblia sobre confrontar uma pessoa com quem você tem um problema, em vez de guardar rancor contra ela.

Deus nos instrui através de Moisés sobre o que fazer em vez de guardar rancor: “Não te vingarás, nem ouvirás ressentimento contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: Eu sou o Senhor” (Lev. 19:18). Como Deus afirmou que a vingança é Dele, guardar rancor iria contra o que Deus diz, sendo assim pecaminoso.

Um rancor que se origina de uma ofensa ou de um problema menor com alguém só continuará a crescer em pecado à medida que a pessoa encontrar mais falhas na pessoa com quem está frustrada.

Isso os consumirá a ponto de não terem interesse em ver a pessoa prosperar ou mesmo em se livrar do que essa pessoa lhe fez, pois o rancor é tudo o que conseguem pensar.

Eles apenas esperarão pela morte da pessoa, mesmo esperando que ela morra ou que nunca mais receba nenhuma bênção de Deus.

Deus compartilha através de Moisés novamente, no livro de Deuteronômio, que “você certamente dará a ele, e seu coração não deve se entristecer quando você der a ele, porque por isso o Senhor seu Deus o abençoará em todas as suas obras e em tudo em que puseres a tua mão” ( Dt 15:10).

Ao entregar a situação a Deus e os problemas que você teve com a pessoa, você está dando o poder a Deus para resolver a situação e trazer bênçãos, não pecado, a partir dela.

Qual é a diferença entre guardar rancor e responsabilizar alguém?

Então, o que você deve fazer se estiver em meio a um rancor contra alguém? Se alguém fez algo que o magoou, Jesus quer que você enfrente essa pessoa com amor e explique a ela o mal que foi feito, como Ele diz em Mateus 18:15-17:

“Além disso, se seu irmão pecar contra você, vá e diga-lhe sua falta entre você e ele sozinho. Se ele te ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não ouvir, leve com você mais um ou dois, para que ‘pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja estabelecida’. E se ele se recusar a ouvi-los, diga-o à igreja. Mas, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como um gentio e um cobrador de impostos”.

Jesus mostra aqui que se você tem um problema com alguém, você precisa responsabilizá-lo, e a si mesmo, pelo que causou o problema e então tentar resolvê-lo.

O apóstolo Pedro também acrescenta a essa mentalidade do livro de Colossenses: “suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim também vós deveis fazê-lo” (Colossenses 3:13).

A esperança é que você e a outra pessoa possam se reconciliar e acabar com o rancor para sempre, mas se isso não acontecer, como Jesus sugere, então você pelo menos sabe que fez sua parte para acabar com o desentendimento e pode seguir em frente tendo perdoado a pessoa e retirou-se da situação.

Uma oração para corações amolecidos

Este mundo trará rancores em nossos caminhos em um ponto ou outro, então quando fomos injustiçados por alguém ou nos encontramos envolvidos em um rancor acalorado, é hora de orar e pedir sabedoria a Deus para seguir em frente.

Pai do Celestial,

Chegamos a Ti com o coração triste e humilhado ao saber que alguém nos prejudicou e que é difícil perdoá-lo. Preocupamo-nos que, ao perdoar a pessoa, digamos que está tudo bem se ela fez o que fez e pode fazer de novo.

Mas Tu dizes em Tua Palavra que quando perdoamos, nós retiramos da situação e a colocamos em Tuas mãos. Pedimos que o Senhor nos guie para acabar com esse rancor por meio do perdão e do confronto saudável.

Se isso não funcionar, pedimos que nos dê paz no assunto para seguir em frente e continuar orando pela situação e pela pessoa envolvida.

Em nome de Jesus,

Amém.

Veja também: Uma Oração Para Saber Ajudar

Passos para o perdão

Todos nós já experimentamos ressentimentos em nossas vidas em um momento ou outro, quer tenhamos sido sugados de alguma forma, ou foi algo que começamos com outra pessoa.

De qualquer forma, como seguidores de Cristo, sabemos que guardar rancor não é saudável ou útil de forma alguma e precisa ser interrompido ao confrontar essa pessoa de maneira pacífica.

Assim como José foi capaz de perdoar seus irmãos e o apóstolo Paulo nos diz para perdoar como Cristo nos perdoou, devemos dar os primeiros passos difíceis, mas importantes, para resolver o rancor a fim de restaurar a paz entre nós e aqueles com quem estamos em desacordo.

Se alguma coisa, pelo menos não vamos levantar a mão quando perguntados se estamos guardando rancor de alguém.

Leia também: 4 Maneiras de vencer o pecado e o diabo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *