Como Deus usou a pestilência na Bíblia?

Como Deus usou a pestilência na Bíblia?

Ao longo dos anos na história humana, houve momentos em que a doença levou a uma grande perda de vidas. Quando isso acontece, você pode classificar isso como pestilência.

A definição de pestilência é uma doença mortal que afeta e oprime uma comunidade inteira e traz a morte para essa comunidade. Um grande exemplo de pestilência é a Peste Negra, que viajou da Ásia para a Europa em 1300.

Algumas estimativas dizem que esta doença matou quase metade da população da Europa. Você também vê pragas quando se volta para as escrituras. Deus usou pestilência na Bíblia principalmente como uma forma de julgamento do pecado.

Quando Deus escolhe usar pestilência na Bíblia, ela não é reservada apenas para aqueles que não o conhecem. Há também momentos em que Deus julgará o pecado de seu povo com pestilência.

Pestilência no Antigo e Novo Testamento

Vemos a palavra pestilência aparecendo tanto no Antigo quanto no Novo Testamento; no entanto, as palavras têm significados ligeiramente diferentes. Aqui está um exemplo do Antigo Testamento.

Quando eu fechar os céus para que não chova, ou mandar os gafanhotos devorar a terra, ou enviar a peste entre o meu povo.

2 Crônicas 7:13 (NVI)

O uso da palavra pestilência neste versículo também pode ser traduzido como praga, epidemia, doença ou doença mortal. Você encontrará essas palavras quando olhar para este versículo em diferentes traduções.

Todos apontam para a mesma coisa. Uma forma de calamidade que leva à morte que geralmente ocorre em grande número. De acordo com a Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional, aqui está como eles definem a peste.

“Qualquer epidemia fatal repentina é designada por esta palavra e, em seu uso bíblico, geralmente indica que essas são visitas divinas.

A palavra é usada com mais frequência nos livros proféticos e ocorre 25 vezes em Jeremias e Ezequiel, sempre associada à espada e à fome. Em 4 outras passagens são combinadas com feras nocivas ou malignas, ou guerra.”

No Novo Testamento, encontramos uma palavra para pestilência que também tem significados diferentes.

E olhei, e eis um cavalo pálido! E o nome do seu cavaleiro era Morte, e Hades o seguiu. E foi-lhes dado autoridade sobre um quarto da terra, para matar com espada e com fome e com pestilência e com feras da Terra.

Apocalipse 6:8 (NVI)

A palavra para pestilência é a mesma palavra usada para morte. Algumas traduções usam morte, praga ou doença ao traduzir esta palavra. Independentemente de qual você usa, uma coisa é certa onde há pestilência, haverá morte que se segue.

Um tema comum para a pestilência que vemos nas Escrituras que você não deve ignorar é que a peste ou praga tem uma origem divina, o que significa que foi a intenção direta de Deus trazer a pestilência para um propósito específico que na maioria das vezes era alguma forma de julgamento.

4 exemplos de como Deus usou a peste na Bíblia

Quando você considera exemplos de como Deus usou a peste na Bíblia, na maioria das vezes, é um veículo usado para julgamento.

Quando você olha para a história de Israel, você vê Deus usando a peste em toda a sua jornada e sempre em resposta ao pecado. Essas pestilências ou pragas foram usadas em crentes e incrédulos.

As Dez Pragas do Egito

A história da libertação de Israel no livro do Êxodo é talvez o exemplo mais conhecido de uma praga ou pestilência que fluiu de origem divina.

Como você sabe, o propósito disso era persuadir o Faraó a deixar os israelitas irem para que Deus pudesse trazê-los para a terra prometida.

Você também pode acrescentar que as pragas foram uma forma de julgamento de Deus contra o Egito pela forma como eles maltrataram os israelitas.

Êxodo 32 – O Bezerro de Ouro

Quando Moisés esteve no Monte Sinai por quarenta dias, os israelitas decidiram fazer um bezerro de ouro e até começaram a adorá-lo e fazer sacrifícios a ele.

Obviamente, isso irritou Deus. Como resultado disso, vemos no último versículo que Deus enviou uma praga sobre eles.

E o Senhor feriu o povo com uma praga por causa do que eles fizeram com o bezerro que Arão tinha feito.

Êxodo 32:35

Levítico 26 – Aviso

Neste capítulo de Levítico, Deus diz aos israelitas como ele abençoará aqueles que o honram e continuam a honrá-lo e como ele se oporá àqueles que abominam seus decretos e escolhem andar em desobediência.

Depois de listar muitas coisas (você deveria ler todas) que ele faria com aqueles que desobedecessem deliberadamente, ele ainda acrescenta está.

E trarei sobre vós uma espada, que executará vingança pela aliança. E, se vos ajuntardes nas vossas cidades, enviarei a peste entre vós, e sereis entregues nas mãos do inimigo.

Levítico 26:25 (ESV)

2 Samuel 24 – Davi conta seus homens

Um último exemplo é quando Davi decidiu fazer um censo e contar o povo de Israel. Isso irritou o Senhor e, como resultado, Deus trouxe julgamento contra Davi.

Então o Senhor enviou uma peste sobre Israel desde a manhã até o tempo determinado. E morreram do povo de Dã a Berseba 70.000 homens.

2 Samuel 24:15 (NVI)

Deus ainda usa a peste hoje?

Você pode se perguntar se Deus ainda usa a pestilência hoje como forma de julgamento, especialmente se você considerar a pandemia de Covid que vivemos nos últimos anos.

A resposta não é tão simples, o que me leva a dizer possivelmente. Embora Deus ainda possa usar a peste para trazer julgamento a qualquer momento (afinal, ele é Deus e ainda está no controle), é difícil dizer se uma incidência específica pode ser rotulada como pestilência vinda do Senhor.

Por exemplo, se você acredita que o COVID-19 foi uma pestilência que veio de Deus, em que você se baseia? Se o COVID-19 foi uma pestilência, e os outros surtos de doenças que ocorreram ao longo dos séculos em várias partes do mundo? Eles seriam rotulados como pestilência também?

Se você se lembra da definição de pestilência, é uma epidemia fatal repentina, então, embora tenhamos experimentado várias pragas e pandemias ao longo dos séculos, não tenho certeza de como você pode discernir se elas são do Senhor ou não. Como vimos na Bíblia, Deus usou a peste como uma resposta direta ao pecado.

Uma coisa que sabemos é que Jesus fala sobre a peste como um sinal de sua vinda.

Haverá grandes terremotos, e em vários lugares fomes e pestes. E haverá terrores e grandes sinais do céu.

Lucas 21:11 (NVI)

Com base nas palavras de Jesus, sabemos que a peste e a praga continuarão a prevalecer, especialmente à medida que nos aproximamos de seu retorno. Vamos nos certificar de usar a sabedoria para definir o que é de Deus e o que pode não ser.

A última coisa que eu gostaria de encorajá-lo é não se preocupar com a pestilência que Deus inicia. Geralmente, quando o faz, é em direção a um pecado específico e para um propósito específico.

Quando você lê as Escrituras, na maioria das vezes, os afetados por ela eram aqueles que estavam escolhendo andar em desobediência ao que Deus havia dito. Para aqueles que o obedeceram, ele foi capaz de mantê-los apesar da peste.

Se a pestilência que ele trouxer vier, estou confiante de que ele ainda pode mantê-lo através dela. Ele protegeu seu povo naquela época e ainda pode fazer a mesma coisa hoje.

Veja Também: 5 Passos para ter uma vida com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *