A Bíblia diz que o batismo nas águas é um ato importante na vida de um cristão. É um símbolo de conversão. O batismo de Jesus é um exemplo a seguir.
Em outras palavras, o batismo representa a salvação alcançada eliminando nossos pecados e começando uma nova vida em Cristo.
Portanto, o batismo nas águas simboliza o perdão dos nossos pecados, nos permite fazer a obra de Deus e nos torna novas criaturas (renascimento e santificação).
O batismo representa a aplicação da salvação (lavar nossos pecados), e a água simboliza o sangue de Cristo.
A água também representa o espírito de Cristo, que nos dá vida para nossa justificação e santificação.
O que é o batismo nas águas?
O batismo nas águas é quando alguém se lava simbolicamente com água para mostrar que aceitou Jesus como seu Salvador.
Em Romanos 6:3-7, explica que quando alguém é batizado, ele se identifica com a morte e ressurreição de Cristo, mostrando que acredita que Jesus tomou o seu lugar. Os batizados dizem ao mundo que suas vidas mudaram e que não estão mais presos pelo pecado.
O batismo também se aplica a uma pessoa cheia do Espírito Santo. Então dizemos que ela foi batizada no Espírito.
Quando Jesus disse: “Os que crerem e forem batizados serão salvos, e os que não crerem serão condenados” (Marcos 16:16), ele não disse a que tipo de batismo se referia.
Mas é óbvio que o batismo nas águas por si só não pode salvar. O mais importante é crer: “Aqueles que não crerem serão condenados.”
O batismo nas águas não é uma condição necessária para a salvação. O ladrão que creu em Jesus não foi batizado, mas foi para o céu.
Paulo disse que seu ministério não é batizar, mas pregar o evangelho (1 Coríntios 1:17).
Se fosse necessário para a salvação, ele batizaria imediatamente aqueles que creram em Jesus. Mas embora não salve, é um mandamento dado por Jesus e é muito importante como uma confirmação pública da nova vida em Cristo (Mateus 28: 18-20).
É como assinar um contrato de trabalho, você pode trabalhar para alguém e não ter um contrato, mas quando você assina, é formal.
É por isso que muitas igrejas só aceitam uma pessoa como membro após o batismo nas águas, porque isso significa que elas têm um compromisso sério com Jesus.
Como é feito o batismo nas águas?
Existem três formas de batismo nas águas celebrados pelas igrejas cristãs:
Imersão – ocorre quando uma pessoa entra na água com todo o corpo. Este tipo de batismo é visto como um símbolo de nossa morte para o pecado e ressurreição em Cristo.
Esta é provavelmente a maneira como João batizou Jesus e era o método de batismo mais comum na igreja primitiva.
Aspersão – é deixar a água cair sobre a pessoa. Segue o padrão das nomeações do sacerdote no Antigo Testamento, quando eram aspergidos com sangue sacrificial para purificá-los.
Derramamento – Água é derramada sobre a cabeça de uma pessoa para mostrar que ela foi limpa de seus pecados. É semelhante a Aspersão.
No tempo de Jesus e dos Apóstolos, o batismo por imersão era mais comum. “Batismo” vem da palavra grega, que significa “mergulhar na água”, “lavar” ou “purificar-se”.
A água simboliza a limpeza (muitos rituais de limpeza judaicos envolvem água) e a nova vida em Jesus, a libertação do poder do pecado.
Vale lembrar que a forma como o batismo ocorre não é o mais importante; o que importa é o coração do batizado. Assim como todos nós temos uma crença, expressa de maneiras diferentes, também temos um batismo com o mesmo propósito (Efésios 4: 3-7).
Co ser batizado nas águas?
A única condição imposta pela Bíblia é que uma pessoa creia e se arrependa de seus pecados para ser batizada (Atos 2:38).
Isso significa que a pessoa deve perceber que cometeu um pecado e decidir que deseja mudar e aceitar o sacrifício que Jesus fez por ela.
Por isso não é certo batizar bebês, porque eles não têm essa consciência e não podem tomar uma decisão.
Obviamente, é importante orar pela proteção e bênçãos de Deus para a vida dos filhos, mas o batismo nas águas deve ser uma escolha feita pelo indivíduo com entendimento.
Assim que alguém entender isso, ele pode ser batizado, mas se for muito jovem, deve primeiro pedir permissão aos pais e à igreja para ver se está tudo bem e se submeter ao batismo nas águas.