A Parábola do grão de mostarda

A Parábola do grão de mostarda

Hoje, seguindo nossa semana sobre as parábolas de Jesus, veremos a parábola do grão de mostarda.

Ao mergulharmos nesta rica e bela parábola, que nossos corações e mentes sejam iluminados. Reserve um momento para pedir a Deus que lhe dê uma nova revelação.

Passagem bíblica

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

Mateus 13:31,32

Adoração: Ana Nóbrega – Oceanos (Onde Meus Pés Podem Falhar) – Oceans Hillsong versão português

Jesus conta uma bela parábola do reino de Deus em Mateus 12:31-32. Ele ensina: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem semeou em seu campo.

Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e se torna uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus galhos.

As árvores são belas imagens da capacidade de Deus de pegar o que consideramos fraco ou insignificante, uma semente, e transformá-la em uma criação magnífica e vivificante.

Mateus 12 revela como as árvores podem ser vistas como imagens do próprio reino de seu Criador. É notável que Deus queira começar seu reino quase imperceptivelmente e depois transformá-lo em uma criação bela e vivificante, graças ao seu cuidado fiel.

Deus tirou a semente da morte de um homem, Jesus, para criar uma linda árvore de salvação para toda a humanidade. João 3:17 diz: ” Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele.”

A ira de nosso Pai celestial por nosso pecado se derramou sobre Jesus e permitiu que Deus libertasse o resto de nós da condenação eterna. E através da semente da morte de Jesus, Deus tem criado um poderoso e eterno movimento mundial, conduzindo as pessoas a um relacionamento restaurado com Ele por milhares de anos.

Assim como o grão de mostarda cresce o suficiente para se tornar uma árvore para os pássaros fazerem seu lar, o reino de Deus transferiu nossa cidadania para um novo lar. Filipenses 3:20 diz: “Em vez disso, somos cidadãos do céu, de onde desejamos receber o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”

João 15:19 diz: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”

O reino de Deus estabelecido por meio de Cristo nos salvou da escravidão deste mundo e nos resgatou para um relacionamento restaurado com nosso Pai celestial.

A parábola não apenas descreve a incrível expansão do reino de Deus de poucos para muitos, mas também pode ilustrar a semente da salvação plantada dentro de cada um de nós, que Deus pretende transformar em uma bela e frutífera árvore.

Lucas 17:21 diz: “O reino de Deus está dentro de você.” O reino de Deus não é construído de tijolo e argamassa, mas de corações humanos.

1 Pedro 2:2 nos ordena: “Desejo o leite puro da palavra, como os recém-nascidos. Assim, por meio dela, eles crescerão em sua salvação”.

O desejo de Deus é regar a semente da salvação que ele plantou em nós com o Espírito e a palavra. Ele anseia por nos moldar e moldar à semelhança de Jesus, para que possamos viver uma vida que produza frutos incríveis.

Oséias 14:4-7 ilustra lindamente o coração de Deus quando diz: Eu corrigirei sua rebelião e os amarei livremente, porque minha ira contra eles diminuiu.

Serei para Israel como o orvalho e o farei florescer como um lírio. Ele afundará suas raízes como o cedro do Líbano! Sua descendência crescerá e eles terão o esplendor da oliveira e a fragrância do cedro do Líbano.

Voltarão a viver à minha sombra e crescerão como o trigo. Eles brotarão como a videira e serão tão famosos quanto o vinho do Líbano”.

Deus quer cuidar constantemente desse dom da salvação em cada um de nós, assim como faz com o avanço global de seu reino, para que possamos produzir o maravilhoso fruto do Espírito em todas as áreas de nossas vidas.

E Deus é muito paciente conosco. A terra ilustra sua paciência. As árvores crescem ano após ano, estação após estação, por seu fiel cuidado. As flores nunca são tão bonitas no início como são mais tarde, quando estão em plena floração.

A terra está constantemente passando por uma transformação abundante à medida que a criação de Deus cresce e muda. Você e eu não somos diferentes. O plano de Deus sempre foi nos moldar em belas imagens de seu amor.

Ele sempre quis nos moldar para um relacionamento completo e restaurado com ele. E pela vida e morte de Cristo, ele preparou o caminho para que seus desejos se tornem realidade. Resta-nos participar plenamente desse maravilhoso processo que ele criou para nós.

Participe do crescimento que Deus anseia gerar em você, passando tempo em sua presença e em sua palavra. Deixe seu olhar transformá-lo em sua semelhança.

Viva em obediência à palavra e deixe-a guiá-lo para uma vida não conformada com este mundo. Siga a orientação do Espírito enquanto ele traz cura para o seu coração e frutifica em sua vida.

Passe algum tempo em oração permitindo que Deus trabalhe em seu coração hoje.

Oração Guiada

1. Medite no desejo de Deus de cultivar a semente da salvação que ele plantou dentro de você.

2. Em que áreas você precisa crescer em sua própria vida? Onde você precisa dar mais frutos?

3. Peça ao Espírito para enchê-lo novamente hoje. Preencha-se com a presença de Deus e deixe seu amor moldá-lo e moldá-lo à sua semelhança. Peça ao Espírito para guiá-lo nas áreas em que ele quer que você cresça. Encontre na Bíblia as passagens relacionadas às áreas nas quais você precisa crescer e viver em obediência à palavra de Deus.

leitura complementar

Como é grande o amor de Deus por nós, que não nos deixa como estamos, mas sempre nos transforma! Num piscar de olhos, Deus ver quem fomos, quem somos e quem seremos.

Ele conhece sua forma, como ele o criou e para o que você nasceu. Quanto mais tempo você passar permitindo que ela o transforme, mais você se entenderá. Que hoje você possa descobrir e se comprometer com tudo o que seu Pai Celestial quer fazer em você através do seu amor.

Leia Também: Getsêmani – Jesus suou sangue no jardim do Getsêmani?

Compartilhe sua opinião