A Bíblia fala sobre deficiências?

A Bíblia está cheia de pessoas com deficiências, tanto físicas quanto mentais. No entanto, Deus trabalha em e através de todos nós, independentemente de quaisquer deficiências que possamos ter. Então, o que a Bíblia diz sobre deficiências?

A Bíblia alguma vez menciona deficiências?

Moisés não era bom com as palavras e pode ter gaguejado (Êxodo 4:10-12). Mas Deus lhe garantiu que estaria com ele e o guiaria sobre como falar com o povo.

O tanque de Betesda em Jerusalém geralmente estava cheio de pessoas com deficiências tentando ser curadas pelas águas (João 5:1-3). Havia cegos, coxos e paralíticos esperando uma chance de ficar bem novamente. Este foi o lugar onde Jesus encontrou um homem que estava doente e incapaz de andar por 38 anos (João 5:5-8).

Jesus curou o homem com uma ordem simples, e o homem pegou sua maca e foi embora. Às vezes, as deficiências surgem para que Deus seja glorificado na cura dessa deficiência.

Pessoas que eram aleijadas, cegas ou aleijadas vieram a Jesus em busca de ajuda, e Ele curou todas (Mateus 15:30). Muitas vezes o Senhor abriu os olhos dos cegos e ergueu os que estavam sobrecarregados de fardos (Salmos 146:8).

Multidões ficaram maravilhadas ao ver Jesus em ação quando Ele fez o mudo falar, o aleijado e o coxo andar, e o cego ver (Mateus 15:31). E, às vezes, a deficiência final era curada quando pessoas mortas voltavam à vida (Mateus 11:5).

A cura não é necessária para proclamar o evangelho do Senhor, mas em muitos desses casos a esperança de cura aumenta a alegria do Senhor.

Sim, Jesus se importa com nossas deficiências e irá curá-las ou usá-las como uma forma de trabalhar através de nós.

Existe um propósito para as deficiências?

Deus também tira o bem das deficiências trazendo pessoas para ajudá-las. Ver uma deficiência no outro é uma oportunidade de ajudar um vizinho que pode se sentir fraco.

Depois que Jônatas foi morto em batalha, o rei Davi encontrou seu filho, Mefibosete, que era aleijado de ambos os pés e o levou para sua casa (2 Samuel 9). Ao ajudar pessoas com deficiência, você pode ser os olhos de um cego ou os pés de um coxo (Jó 29:15).

Deficiências e fraquezas também nos ajudam a ser dependentes de Deus. Quando nos sentimos capazes de fazer algo sozinhos, esquecemos que precisamos de Deus e caímos na nossa própria independência.

Sentir que podemos viver a vida em nossos próprios termos nos deixa em um lugar semelhante ao do filho pródigo. Provavelmente não vai acabar bem. Mas ficar perto do Pai cobrirá nossas fraquezas.

O apóstolo Paulo tinha algum tipo de deficiência que ele chamava de espinho na carne que o atormentava (2 Coríntios 12:7-10). Ele implorou ao Senhor para tirar aquele espinho dele. Mas Deus simplesmente disse a ele: “Minha graça é tudo que você precisa. Meu poder funciona melhor na fraqueza”.

Quando Paulo percebeu isso, ele realmente se gabou de suas fraquezas porque sabia que o poder de Deus poderia brilhar através delas. Nossas fraquezas são uma oportunidade de ver a força de Deus.

As deficiências podem ser uma fonte de força. Jesus e seus discípulos encontraram outro cego de nascença (João 9:1-3). Seus discípulos se perguntavam por que deficiências como essa aconteciam.

Por que as pessoas nasceram com deficiência? Foi por causa de seu próprio pecado ou dos pecados de seus pais? Jesus respondeu que nenhuma dessas opções era verdadeira. O homem havia nascido com uma deficiência para que o poder de Deus pudesse ser visto nele.

Jesus então cuspiu em um pouco de terra e esfregou a pomada nos olhos do homem. Quando o homem se lavou no tanque de Siloé, ele pôde ver. Ser curado de uma deficiência pode glorificar a Deus.

Deus usa as deficiências para nos ensinar coisas, principalmente que Ele é maior que as nossas deficiências. E Seu poder pode operar apesar deles.

Ele também exibe as deficiências como uma forma de construir compaixão pelo próximo. Ajudar os outros com seus problemas nos ajuda a esquecer nossos próprios problemas.

5 coisas que podemos aprender sobre deficiências (ou como as vemos) na Bíblia

  1. Quando você se sentir preocupado com uma deficiência ou fraqueza, lembre-se de que as coisas que sofremos agora não são nada comparadas à glória que veremos mais tarde, se nossa alma estiver nas coisas do alto (Romanos 8:18).
  2. Deficiências, problemas e provações nesta vida nos ajudam a desenvolver resistência, caráter e uma grande esperança para o futuro (Romanos 5:3-4). Aprendemos com as coisas pelas quais temos dificuldade de caminhar.
  3. Convidamos nossos amigos e familiares para jantares e festas. Embora não haja nada de errado nisso, a Bíblia diz que há algo ainda melhor. Devemos também convidar os pobres, aleijados, coxos e cegos para nossas celebrações. Quanto mais fizermos para ajudar e honrar aqueles que não podem nos retribuir, mais o próprio Deus nos retribuirá (Lucas 14:12-14).
  4. Lembre-se sempre de que a graça de Deus é tudo de que realmente precisamos. E Seu poder funciona melhor quando admitimos nossas fraquezas (2 Coríntios 12:9).
  5. É melhor ter uma deficiência física e ver a verdade e a glória de Deus do que ser cego espiritualmente, pensando que está bem sozinho. Deus quer pessoas que se apoiem Nele, não pessoas que querem viver independentemente Dele. Precisamos de Deus, e as deficiências nos ajudam a ver isso.

Conclusão

Jesus venceu todas as nossas deficiências. Ele nos ama assim como somos. Mesmo que você tenha uma deficiência, Deus o criou há muito tempo no ventre de sua mãe.

Você foi feito de maneira maravilhosa e tem um propósito na vida (Salmos 139:13-14). Todos nós temos deficiências. Nenhum de nós é perfeito. Todos nós precisamos de Deus para nos cobrir e nos ajudar através de nossas deficiências.

Veja Também: Getsêmani – Jesus suou sangue no jardim do Getsêmani?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *