5 Passos para ter uma vida com Deus

5 Passos para ter uma vida com Deus

Para viver uma vida com Deus, você deve se arrepender de seu estado pecaminoso natural e crer no evangelho de Jesus Cristo.

Essas são atitudes básicas que qualquer um pode tomar em resposta à graça de Deus para reconciliar o homem consigo mesmo (1 Coríntios 5:18-19). Portanto, ao aceitar o dom gratuito de Deus em Jesus Cristo, você passará de um estado de morte espiritual para um estado de enriquecimento de sua vida com Ele.

Os Diferentes Sentidos de uma “vida com Deus”

Podemos entender a “vida com Deus“, como:

  • Os estágios de alguém desde o nascimento até a morte (Salmos 90:10)
  • Modo de vida, incluindo costumes, hábitos etc. (Lucas 12:15)
  • Existência plena e completa (Lucas 12:23)
  • A condição de “imortalidade”, ou seja, não sofrer com a morte ou a qualidade da imortalidade (João 11:25)

Mais importante ainda, temos um relacionamento com Deus nesta vida através do conhecimento e obediência à Sua Palavra. Assim, embora ainda vivamos aqui, podemos ter uma vida com Deus antes que seja tarde demais.

De acordo com a Bíblia, entendemos que Deus tem vida em Si mesmo (João 5:26). Ele é o criador de toda a vida (Jó 33:4). Deus criou o homem para ter comunhão com Ele, mas o homem desprezou os mandamentos de Deus, escolheu viver por si mesmo, governou sua própria vida e violou a lei de Deus.

Ao se afastar do Senhor, o homem está sujeito a morte (João 5:40). Nesse estado, entregue à sua vontade, dominado pelo pecado, propenso ao mal, separado da vida que Deus planejou para ele.

No Jardim do Éden, devido à desobediência e queda de Adão, a vida plena do homem com Deus desapareceu. Ele é totalmente restaurado através da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, todo aquele que se aproxima de Deus deve crer nele e, pela fé, pode ressuscitar em Jesus Cristo (Efésios 2:5). Esta nova vida com Deus é caracterizada por um relacionamento pessoal com o Senhor e confiança em Jesus.

Leia também: Como ter vida em abundância?

1. Nascer de novo

Nascer de novo significa nascer do alto, ser gerado ou nascido de Deus. É uma mudança que o Espírito Santo opera no coração de alguém que, levado à fé para a salvação, se afasta do pecado e começa a viver uma nova vida em direção a Deus e aos outros. Enquanto não aceitarmos Cristo e a nova vida com Deus, permaneceremos velhas criaturas.

Para isso, é preciso acreditar Nele e se arrepender diante de Deus. Jesus disse que para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer da água e do Espírito (João 3: 5). Portanto, os primeiros sinais desta nova vida são o batismo com água e o batismo com o Espírito Santo.

Para uma maior explicação sobre nascer de novo

2. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo

A disposição de amar a Deus e aos outros é outra prova de que recebemos uma nova vida de Deus. Quando consideramos seu grande amor por nós (1 João 3:1), devemos querer sentir o mesmo em nós.

É sobrenatural! Deus nos ama muito, e quando estamos cercados por esse grande amor, só podemos responder amando a ele e aos outros a quem ele nos ama (1 João 4:7-8).

3. Conhecer a Deus

Conhecer o Senhor deve ser um dos objetivos principais na vida do cristão. Se amamos a Deus, queremos conhecê-lo e buscar esse conhecimento (Oséias 6: 3). A busca por quem nos salvou nos levará a revelar Seus atributos, descobrir Sua vontade, o que Ele fez, o que faz e o que fará ao longo da história até a eternidade (João 17: 3).

Todos os dias somos convidados a aprofundar nosso conhecimento de Deus por meio de sua Palavra, sua criação e por meio de nosso relacionamento pessoal com ele.

4. Obedecer

Todos os que recebem a vida com Deus podem expressar seu amor por meio da obediência. Obedecê-Lo significa obedecer aos mandamentos e instruções dadas pelo Senhor em Sua Palavra.

Não obedecendo por medo ou interesse, mas obedecendo-o como sinal de nosso amor por ele e prova de que queremos agradá-lo em tudo (João 14:15). Ao guardar seus mandamentos, mostramos que pertencemos a Deus e que obedecemos a tudo o que ele ordena em sua palavra (1 João 3:3-4).

5. Viver em comunhão com Deus e com os outros

Comunhão com Deus significa viver em harmonia com ele continuamente e cumprir sua vontade juntos (Amós 3: 3). Quando conhecemos o amor de Deus por nós, não vemos mais nenhuma boa possibilidade e só podemos andar com ele em sua luz (1 João 1: 6-7).

O convívio com outras pessoas que têm a mesma fé em Jesus faz parte dessa unidade. Precisamos compartilhar a fé, o amor e a vida que ganhamos ao nos mantermos em contato com o corpo de Cristo e nos unirmos no amor de Deus. Para isso, é importante entrar em contato com ele, aprender mais sobre a Bíblia, praticar a oração e conviver com o outro no amor, e buscar ser mais como Cristo em nossa vida com Deus a cada dia.

Este conteúdo foi útil? Nos conte o que você achou nos comentários.

Compartilhe sua opinião