Onde está você? Parece incrível, mas com o passar do tempo, responder a essa pergunta se tornará mais difícil. Em alguns casos, pode até nos embaraçar. Teremos que olhar em volta e estar prontos para responder. Como se isso não bastasse, o vídeo inflamatório de Mark Zuckerberg apareceu na Internet dando conta que nada disso de verdade importa: o lugar mais valioso que queremos e devemos ir é o Metaverso.
O metaverso afirma ser o futuro da Internet. Entre eles, nossos avatares serão capazes de transmitir para diferentes situações e ambientes no contexto da realidade virtual de alta definição e qualidade.
Se nossas mentes já estavam confusas o suficiente, agora é pior. Enquanto os gurus da paz de espírito nos ensinam que viver cada momento e estar totalmente presente onde você está é na verdade uma receita para encontrar equilíbrio e felicidade, o mundo e a tecnologia exigem onipresença.
Um atributo bíblico que até agora apenas Deus supostamente possuía. Tudo isso desperta nossa surpresa interior e desilusão ao mesmo tempo. Em certa medida, estamos de volta ao fundamento da filosofia, por que não, da melancolia.
Onipresença Considerado o “novo capítulo da Internet”
Onipresença é a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Na teologia, a onipresença é um atributo divino segundo o qual Deus está presente em todos os lugares da criação. Junto com a simplicidade divina, pode-se dizer que Deus está totalmente presente em todos os pontos do universo.
Considerado o “novo capítulo da Internet”, as pessoas podem realizar qualquer atividade no mundo virtual, como trabalho, contato, lazer, compras e entretenimento. Esta é a última aposta dos gigantes da tecnologia e deve mudar a forma como os humanos se comunicam.
Além de Zuckerberg, grandes empresas como a Microsoft e a IBM estão investindo bilhões de dólares para entrar neste “universo paralelo” que promete às pessoas não apenas ver o conteúdo da web, mas também estar nele. Além disso, o mundo está ficando mais rico, mas também muito mais desigual.
Uma das principais razões para isso é o avanço tecnológico, pois as máquinas estão substituindo pessoas e causando desemprego em massa. E em um mundo como o Metaverso, novas oportunidades estão surgindo, já que qualquer pessoa pode criar seu próprio negócio ou trabalhar sem sair de casa.
Tudo parece muito bom e atraente, na verdade só parece … Porque por trás de todas as promessas do Metaverso está o cumprimento de várias profecias bíblicas a respeito da chegada do Anticristo e do tempo do fim. E é exatamente sobre isso que falaremos nesta mensagem.
São dois conceitos que se complementam neste novo mundo que começa a surgir, e falaremos um pouco sobre cada um deles, sempre nos conectando às profecias da Bíblia.
1º conceito: Metaverso
Metaverso é uma combinação de duas palavras gregas que significam “além do universo”. Quando o Metaverso nasceu, prometia se tornar uma “super rede social”, em que a interação não se realizasse apenas através de teclados de computador ou smartphones, mas também de avatares pessoais. Eles poderão atuar juntos em lugares virtuais e agregar elementos virtuais para locais físicos.
Mark Zuckerberg disse que o Metaverso ainda tem um longo caminho a percorrer, mas algumas partes dele já foram realizadas e há mais por vir. Para os criadores do Facebook, a realidade aumentada será criada e as pessoas poderão viver outra vida em um novo mundo, que não é dado a elas por Deus.
E é por meio dessa “segunda” vida, que mistura o real com o virtual, que Satanás fará de tudo para que as pessoas deixem de lado a vida real, para viver cada vez mais uma vida de falsidade.
Nesse novo mundo, eles podem fazer o que quiserem, sem se sentirem culpados. Mas nós, cristãos, já sabemos que isso faz parte do plano de Satanás de manipular a mente das pessoas e fazê-las aceitá-lo, como se ele fosse o salvador do mundo. Acontece que o apóstolo Paulo havia sido avisado por Deus 2.000 anos atrás que isso aconteceria no futuro. Veja o que ele escreveu em sua segunda carta aos Coríntios:
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. 2 Coríntios 11:3,4
2º conceito: Transumanismo
Transumanismo é a ideia de que a espécie humana não atingiu a evolução máxima. Ao contrário, está apenas começando. Portanto, muitos cientistas e pessoas ligadas à tecnologia trabalham juntos para que os humanos possam superar suas limitações biológicas, como doenças e a própria morte. Em outras palavras, eles acreditam que os humanos em breve serão imortais. Mas nós, cristãos, podemos ver claramente que esta é uma ideia inimiga porque vai contra a Palavra de Deus que diz que todos morreremos um dia. Veja a oração do salmista no Salmo 89:
“Lembra-te de como é passageira a minha vida. Terás criado em vão todos os homens? Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar-se do poder da sepultura?” (Salmos 89:47,48).
Além da imortalidade, a ciência também pretende usar a tecnologia para aumentar o potencial intelectual, físico e psicológico humano. Portanto, o transumanismo é a transição do que somos hoje para um estágio superior: o estágio pós-humano. Em outras palavras, nossos descendentes serão tecnologicamente aprimorados para que não sejam mais chamados de humanos, mas de máquinas.
Esta é outra ideia que é contrária à Bíblia e à vontade de Deus. O Senhor não nos fez como robôs, mas à Sua imagem e semelhança. A evolução e o corpo perfeito que o Anticristo irá propor não serão conquistados em vida na terra, mas somente depois que formos arrebatados. Vamos ler o capítulo 15 de 1 Coríntios:
“Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória”. (1 Coríntios 15:51-54)
Quem Está por trás do Metaverse?
Você pode agora estar pensando: “Mas presbítero Ronaldo, pelo que vimos, o metaniverso trará muitas coisas boas para a humanidade. Como pode ser considerado como sendo do Anticristo? Pode melhorar a educação, a saúde, o bem-estar das pessoas, e a sociedade. Como estas coisas podem ser consideradas ruins? Além disso, se essa pessoa se conectar na máquina, ela pode resolver muitas restrições e até recuperar a saúde.
Meus irmãos, quero dizer, que o anticristo está por trás de tudo isso. Ele vai seduzir as nações, oferecendo-nos paz, harmonia, alegria e uma vida longa e próspera. A Bíblia diz que Satanás queria ser como Deus, que é o Criador de tudo, mas não pôde e foi expulso do céu junto com um terço dos anjos. E agora vemos que ele está criando um mundo onde é livre para governar e receber a adoração que tanto deseja. Portanto, é importante prestar atenção a duas coisas:
O Metaverso substituirá nossas vidas hoje
A primeira é entender que o Metaverso substituirá nossas vidas hoje. Em outras palavras, este novo mundo nos permitirá perder o tempo que Deus nos deu na terra para viver uma vida falsa sem nos preocuparmos com a salvação eterna, pois participaremos plenamente deste universo paralelo.
A filosofia do Metaverso é que nosso trabalho, lazer, tempo, material, despesas e relacionamento interpessoal estão cada vez mais no mundo virtual ao invés do mundo real. Portanto, muitas pessoas vão parar de orar, ler a Bíblia e ficar completamente longe de Deus.
O Metaverso não está longe de nós
A segunda coisa tão séria quanto a primeira é que o Metaverso não está longe de nós. Na verdade, está muito perto porque já vivemos em realidade aumentada sem nosso conhecimento e nos faz mais mal do que bem.
Por exemplo, você já parou e se perguntou como o mundo pornográfico de hoje está muito mais acessível se comparado à década de 1990? No passado, as pessoas que desejavam assistir a esse tipo de conteúdo tinham que ir a uma locadora de vídeo, entrar em uma cabine trancada e, em seguida, pegar uma fita para assisti-la em um videocassete. A exposição de tudo isso deu a poucas pessoas a coragem de fazê-lo.
Porém, hoje em dia, esse conteúdo pode ser facilmente encontrado em qualquer computador ou celular. E embora nós, pais, tentemos controlar nossos filhos, não podemos porque está em toda parte a um clique é tudo o que precisamos.
Conclusão
Este é apenas um exemplo. Portanto, meu irmão, fuja da má aparência. E não estou dizendo para você parar de usar a internet. Se fosse esse o caso, eu seria um hipócrita porque, por meio da tecnologia, posso levar a Palavra de Deus ao seu coração e a tantas pessoas ao redor do mundo. Mas é preciso estar atento a tudo o que está acontecendo para não ser pego de surpresa. Sabemos que Jesus voltará em breve e nos salvará da destruição que virá ao mundo se ficarmos com Ele, então ouça a mensagem que o Senhor está deixando para você agora:
“Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” (Apocalipse 22:12-14)